O segundo dia de atividades da X Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sá foi marcado por apresentação de trabalhos, na modalidade oral e banner, palestras e lançamento de livro. Também aconteceu o momento de culminância do Projeto Piauhy Indígena. O projeto, coordenado pelo professor Paulo Mafra, tem como objetivo, promover mostra das estratégias da produção de conhecimento, saberes e narrativas, acerca da cultura indígena no território piauiense.

No início da noite aconteceu o lançamento do livro Manual do Bem Viver: auto ajuda - enfoque na psicologia transpessoal, trimental, de autoria do professor Evilásio Moura. O livro trata sobre bem estar, sobre viver bem. Traz dicas importantíssimas de higiene mental, de exercício, inclusive respiratórios, para se ter uma tranquilidade de viver, bem como uma alimentação saudável pra que isso se complete. O livro aborda temática de estabilidade emocional, psicológica e física.

Em seguida foram realizadas duas palestras. A primeira, ministrada pela Doutora Jaíra Maria Alcobaça Gomes, com a temática Iniciação Científica: oportunidade e qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. “O tema abordado é de grande importância para o ensino superior, pois uma das principais formas de aprendizado do aluno de universidade é por meio da pesquisa. A iniciação Cientifica é uma oportunidade de processo de qualificação, porque em tese todos nós somos curiosos, todos fazemos um pouco de pesquisa na medida em que a gente tenta conhecer a nossa vida; só que a gente faz da forma do senso comum”, destacou a Professora Doutora.

Fechando a programação da segunda noite de evento, aconteceu a palestra ministrada pelo Presidente da OAB – Piauí, Chico Lucas, sobre Política e Desenvolvimento Econômico. “A primeira importância de se trabalhar essa temática é esta ser trabalhada numa Faculdade, em um centro de estudo com pessoas que serão o futuro do Brasil. Nós temos que trabalhar as bases. Nós precisamos tomar a vanguarda da política, mas de maneira ética, procurando um caminho que não seja o caminho que os nossos antecessores trilharam, porque é este caminho que, como nós estamos vendo, está levando o país para uma crise de estabilidade política. Tudo isso passa por uma discussão e inclusive isso têm que ser permeável dentro da academia para nós termos futuros gestores engajados numa política com qualidade”, enfatizou Chico Lucas.

Para o professor Antônio Júnior, um evento como este proporcionada a integração acadêmica através de transversalidade de temas. “A importância do evento para os acadêmicos é que eles adquirem mais conhecimentos, é a ciência envolvida com a informação de um curso para outro. É muito importante que a universidade sempre traga isso que é bom não só para os alunos da instituição, mas também para as pessoas quem vem de outros locais participar de palestras com grandes nomes da sociedade brasileira”, elogiou o professor.
