Por Douglas Nunes
Ninguém sabe com certeza qual foi a maior invenção da história. Muitos dizem que foi a roda que trouxe agilidade e presteza ao homem. Na sua marcha constante, o homem continua em busca da perfeição material quando se esquece de sua marcha espiritual. Ele não sabe que quando evolui materialmente, sem querer ou mesmo não querendo, evolui espiritualmente.
A ciência caminha junto à Espiritualidade na construção da vida. Milhares, milhões de anos de vida do homem no planeta, numa evolução e numa mudança constante de vida... Vestindo e largando vestes...
O homem já foi à Lua, tenta descobrir outros mundos, inventou o tempo, o rádio, o avião, a internet, mas continua plantado na sua própria ignorância quando faz a guerra ou quando mata à mingua o seu semelhante. Ou o abandona depois de atropelá-lo num asfalto negro.
Dizem que no campo espiritual a Humanidade pouco evoluiu. A busca da felicidade é muitas vezes barrada por atitudes que ainda domina o caráter do homem. A inveja, a ganância, a arrogância, o poder, o sexo, o dinheiro, a injúria e outras qualidades negativas que parecem dominar as positivas, criam a sensação de que o homem é o pior inimigo dele próprio, chegando alguns a afirmar que “o homem é o mais irracional dos animais”.
O que precisa o homem para se redescobrir e buscar olhar para dentro de si mesmo e repetir as palavras de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Conhecer a ti mesmo significa descobrir Deus nos outros e seus ensinamentos provindos do homem mais perfeito que já pisou na face da Terra, Jesus de Nazaré!
Sócrates também disse: “O verdadeiro conhecimento vem de dentro”.
De dentro de si mesmo, de seu caráter, da vontade de crescer de evoluir e ser hoje, melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.
Cada um pode ser seu próprio terapeuta; Isso é verdade, mas bem poucos estão de ouvidos abertos para esse terapeuta interior. Lembra que Jesus dizia: “Vai, a tua fé te curou!” Isso prova que não era Jesus quem curava, mas o próprio enfermo. Ora, se o enfermo não quer a cura, como provocar a saúde num corpo doente? O remédio é sempre amargo, mas a vontade de se curar deve vir de dentro de si mesmo, do âmago da alma, caso contrário não há forças universais que o faça!
A mesma coisa acontece no simples ato de fumar. Não remédio que o faça parar a não ser ele próprio se assim o desejar.
Sim, é verdade, ninguém sabe com certeza qual foi a maior invenção da história... Na busca de seu aperfeiçoamento, vamos encontrar homens ligados às verdades e aos princípios éticos básicos, de como os seres humanos devem tratar os outros. Parece inacreditável ouvir a notícia de que um estudante de psicologia, na cidade de São Paulo, tenha atropelado um ciclista e lhe arrancado o braço, não parando para prestar socorro e ainda jogar o membro num córrego. Parece surreal! Mas é a verdade.
Qual a culpa desse motorista... Somente ele é o culpado? E a educação que recebeu de seus pais, não teve educação alguma que lhe mostrasse a proteção de seu semelhante? Será que seus pais são também culpados pela forma como o educou? Somente Deus poderá julgar, pois somente Ele conhece suas vidas e delas reconhecer de que braço lhe foi arrancado no passado sombrio do tempo...
Aí está a grande descoberta do homem: Conhecer-se a si próprio!
“O homem é o próprio Deus do Homem”. Forma ele a ideia de que há necessidade do aperfeiçoamento intelectual do homem, do novo homem para aprender a amar e ser considerado entre os homens, um ser igual a todos!