Sábado, 03 de Maio de 2025

Cristovão recebe governador para entregar kits de piscicultura em Francisco Macedo

Publicado em 11/04/2013
Por Edson Costa
7246d023090bc910ad9ccbc79da0.jpg
7246d023090bc910ad9ccbc79da0.jpg
Autoridades presentes no evento/Edson Costa

Na tarde desta quinta-feira (14/03) o prefeito de Francisco Macedo, Cristovão Alencar, juntamente com a população e demais autoridades recebeu o Governador Wilson Martins (PSB) e sua comitiva, ocasião em que foram entregues kits de piscicultura para os criadores de peixe da barragem de Estreito, que banha o município.

CONFIRA IMAGENS!

“É com muita satisfação que recebemos o governador, pois sempre que ele vem até a nossa cidade é para entregar benefícios a população. Nós em parceria com o Governador conseguimos trazer esse grande projeto de piscicultura para o nosso município, então é importante, pois como veem estamos muito afetados pela seca e essa é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou.

Cristovão Alencar salientou que a entrega dos kits é apenas uma etapa nesse projeto de desenvolvimento, uma vez que precisa ser acompanhado de perto para que não pare e renda lucros contínuos para a população do município.

Dentre as reinvindicações realizadas estão a implementação para a melhoria da imagem de Francisco Macedo. “Trabalhamos nessa área econômica com o tanque de resfriamento de leite, a piscicultura, as hortas, estamos tentando o turismo e a instalação de um centro de artesanato”, listou.  

Quanto a área da Saúde o prefeito frisa a ambulância conseguida recentemente e o funcionamento da Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS). “Em 30 dias devemos mudar do Posto de Saúde para a UBAS, vou reivindicar os recursos para a construção da última parcela para a sede dos Correios, para que tenhamos um agência do Correio com um banco postal”, frisou.

Dentre as demais solicitações ele listou a conquista da construção de um muro para o colégio estadual, bem como de uma quadra, estando em fase final a construção de uma creche, além de mais um colégio para o município.

“Tudo isso foi adquirido através dele e da ex-deputada Lilian Martins e com o esforço do deputado Átila Lira, então é com esso sentimento que vamos conduzir os destinos do município. Uma forma diferenciada de administrar vem sendo adotada, porque temos que trabalhar de forma segura, para que não venhamos a ter problemas no futuro”, declarou.

Como forma de amenizar o sofrimento da população em decorrência da seca ele cita o trabalho de sete caminhões pipa e das cisternas que estão em construção. “O Governador sinalizou que logo logo faremos uma parceria para a construção de mais adutoras, já construímos oito quilômetros, então o governador vem verificar o que já foi feito, entregar mais benfeitorias e ouvir novas reinvindicações, pois isso faz parte de quem é um administrador”, declarou.

A barragem do Estreito chega a atrair até duas mil pessoas, mostrando que o turismo é um ponto forte do município.

 

Wilson Martins fala da consolidação da piscicultura em Francisco Macedo

Por Jailson Dias

O Governador Wilson Martins (PSB) esteve no município de Francisco Macedo na tarde da quinta-feira (14/03) ocasião em que junto ao prefeito Cristovão Alencar, entregou um barco motorizado, cem tanques rede, uma fábrica de gelo em escama, 400 flutuantes, um galpão para manufatura da produção, duas balanças e ração para os peixes. Esse kit beneficiará diretamente os criadores da barragem de Estreito e ficou orçado em mais de R$ 280 mil.

Wilson Martins falou ainda da importância de dotar a barragem de ração para que os peixes não morram, e essa primeira quantidade distribuída será suficiente para alimentá-los por seis meses, o chamado primeiro ciclo. “Quando venderem a primeira leva de peixes, terão dinheiro para comprar a ração para o novo ciclo”, declarou.

Ele falou sobre a importância de ter uma produção da agricultura familiar, e dentro desse ramo, a piscicultura como forma mais eficiente de gerar renda. “Uma perspectiva mais importante de criar um hábito novo, há uma demanda, quanto mais você produzir, tem mais gente para comprar, então há uma demanda que podemos utilizar aqui em Francisco Macedo”, declarou.

Wilson Martins anunciou ainda que já dispõe dos recursos para construção de uma adutora que partirá da barragem de Estreito e além da população de Francisco Macedo, beneficiária: Alegrete, Belém, Padre Marcos, Jaicós e até Caldeirão Grande.  Os 27 milhões necessários para a construção da adutora foram aprovados no orçamento geral da União pelo Congresso Nacional.

O prefeito Cristovão Alencar demonstrou sua satisfação com o apoio do Governador que vem tornando possível, através das parcerias, o atendimento das demandas. “Tenho aqui de agradecer ao nosso Governador e fazer novas reinvindicações que tenho certeza que ele, tendo condições, não vai deixar de fazer”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, falou sobre a importância do kit de piscicultura como uma realização de médio porte, mas que vai viabilizar a produção de peixe e gerar renda para a população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários