Domingo, 13 de Outubro de 2024

Acadêmicos da UFPI protestam contra OS que dirige Hospital Regional

Publicado em 20/11/2015
Por Jailson Dias
fc9e9b62286f36d389bf701e1bf6.jpg
fc9e9b62286f36d389bf701e1bf6.jpg
Academicos se manifestam contra OS/Jailson Dias

Os acadêmicos de nutrição e enfermagem da UFPI de Picos, contando com o apoio de professores e coordenadores, promoveram um protesto no final da manhã desta terça-feira, 17, contra a Organização Social - Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que desde outubro de 2015 dirige o Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL).

Os estudantes empunhavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra o IGH que, segundo relataram, tem imposto dificuldades para que possam estagiar.

A ideia da manifestação foi tomada após a realização de uma assembleia geral no prédio da UFPI. Em seguida eles se deslocaram até a frente do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) onde a manifestação foi realizada. Lá dentro, os coordenadores dos cursos, professores, a diretora da UFPI, Alvenir Barros e o diretor do IGH, Jarbas Ferreira, conversavam para encontrar uma saída para a crise.

O estudante de enfermagem e integrante do DCE da UFPI, Bernardo Blanche, informou que o IGH estava dificultando o estágio dos alunos, uma vez que pediam constantemente documentos que já haviam sido apresentados. Pelo menos 600 acadêmicos de enfermagem e nutrição estavam sendo prejudicados.

Após a reunião realizada com a direção do instituto ficou acertado que a universidade enviará novamente a documentação sobre o seguro de saúde para todos os alunos que vão estagiar, e a partir da próxima semana eles já poderão retomar os estágios.

Comentários