Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025

Secretário de Saúde garante que exames podem ser agendados ao longo do mês

Publicado em 16/11/2015
Por Jailson Dias
5bd407223e036ed487b04dfc9f5d.jpg
5bd407223e036ed487b04dfc9f5d.jpg
Fila para marcação de consultas/Jailson Dias

O secretário de Saúde de Picos, José Venâncio, o Dudé, garante que os pacientes do SUS podem agendar os seus exames ao longo de todo o mês, sendo desnecessária a preocupação de chegar cedo à fila para assegurar uma oportunidade. Em entrevista Dudé afirmou que atitudes drásticas como dormir na fila fazem parte do passado, e não se justificam mais.

Em entrevista Dudé informou que no dia anterior ao da marcação são distribuídos números provisórios, e no dia seguinte estes são substituídos pelos definitivos. “E partimos para o trabalho de marcação propriamente dito”, comentou.

Para garantir que o drama das pessoas dormindo na fila não volte a se repetir, ele também falou sobre o novo cronograma e pontos de marcação de consulta. Estas também podem ser agendas nos postos de saúde do bairro Canto da Várzea, Pantanal e Junco, havendo, dessa forma, uma descentralização do serviço.

“Muita gente entende que os exames são oferecidos apenas nos quatro ou cinco primeiros dias de cada mês, mas não é assim; os nossos exames são oferecidos durante todo o mês. As pessoas ficam inquietas, achando que vai esgotar a oferta, o que não acontece”, frisou.

O secretário frisa que a cota das consultas chega a atingir até 90%, mas nunca foi totalmente preenchida durante o mês. Atualmente a Secretaria de Saúde recebe R$ 1 milhão e 400 mil para a realização de exames de média complexidade em mais de 60 prestadores de serviço

Comentários