Sábado, 05 de Outubro de 2024

Superintende do DMT defende trabalho dos guardas-municipais

Publicado em 10/04/2013
Por Jailson Dias
8b7b58248f8c583e114e1d23a47a.jpg
8b7b58248f8c583e114e1d23a47a.jpg
Nobre Júnior diz que multas não estão sendo aplicadas em demasia /Jailson Dias

Muita gente ainda não se acostumou com o trabalho dos guardas municipais de trânsito. Vestidos de azul escuro e munidos com blocos de notas e caneta os guardas tem gerado muita reclamação com relação às multas que aplicam em pessoas que cometem infrações de trânsito. O superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Sebastião Nobre Guimarães Júnior, defende o trabalho dos guardas dando ênfase à capacidade técnica dos mesmos, uma vez que ingressaram no serviço público através de concurso.

“Eles estão seguindo o código de trânsito brasileiro, que é obrigatório quando ele entrou para ser agente, já está tipificado que devem obedecê-lo, e a respeito do capacete, não podemos fazer nada, pois consta no artigo”, declarou.

O superintende diz ainda que as acusações de que os guardas aplicam multas em excesso não procedem, os mesmos, como já foi dito, estariam apenas cumprindo as determinações do Código de Trânsito Brasileiro.

Sob a alegação de que as multas começaram a ser aplicadas sem uma campanha de educação prévia, Nobre Júnior, declarou que antes do Carnaval 2013 foi realizado uma campanha de fiscalização e orientação na cidade de Picos. “Fizemos uma grande campanha de capacete, cinto, faixa-de-pedestre, cadeirinhas, e estatisticamente fiscalizamos 1800 veículos dentre carros e motos”, lembrou.

Atualmente são apenas 20 guardas municipais para fazer a fiscalização do trânsito de Picos, portanto, o trabalho fica restrito apenas ao centro da cidade. Para dificultar ainda mais o trabalho alguns semáforos se encontram com defeito, o que dobra o trabalho dos guardas. O superintendente pretende pedir o reforço para a guarda quando a Zona Azul for implantada.

Comentários
Kleiton
08/07/2014 03:07:51
O Município não oferece nenhuma condição para o bom tráfego. Faltam semáforos e demais sinalizações. As ruas estão em petição de miséria. Não há acessos. Não há planejamento de logradouros para servir de estacionamento natural. Ora, é fácil exigir do cidadão o cumprimento dos rigores da lei. É fácil falar. Mas vejo que quem está mal acostumada é a Prefeitura municipal, mais do que o cidadão. Está mal acostumada em não oferecer ruas dignas para o trânsito e todas as demais circunstâncias necessárias para um trânsito saudável, tanto para veículos quanto pedestres. Que a Administração Pública cumpra sua parte para, depois, exigir o mesmo do cidadão, já tão sacrificado em deveres e sem nenhum direito respeitado.
Pérola
17/03/2013 11:30:31
Os guardas municipais e a Rodoviaria federal estão de parabéns pelo seu trabalho!Os picoenses estão mal acostumados e mal informados a respeito do codigo de transito.Por isso vemos inumeras barbaridades cometidas pelos motoristas.Picos precisa de bons guardas e de leis mais rigorosas.Pq infelizmente o picoense só aprende quando a multa pesa no bolso.Vejo todos os dias pessoas levando crianças em moto sem capacete,vejo jovens menores de idade dirigindo bebado,e sem habilitação,aí quando uma peste dessa morre a mae diz que nao tem fiscalização...Outra coisa, deveria existir uma conscientização por parte da população em nao avisar as blitz,pq isso além de atrapalhar o trabalho dos guardas,tb prejudica a cidade por inumeros fatores...mais infelizmente nas auto escolas picoenses os professores nao ensinam os alunos a terem essa consciecia,alias mts nem assistem aula vão lá só colocar a digital ...Por isso que o transito ta desse jeito.EU NÃO AVISO BLITZ A NINGUEM...
Dantas
16/03/2013 09:19:56
A população de picos e muito mal acostumada e cheia de direito, ta certo que a sinalização ta precária, mas adimiro muito o trabalho dos agentes de trânsito pelo empenho e muitas das vezes paciencia com esse povo muito mal acostumado e mal educado no transito de picos.
Picoense arretado
15/03/2013 19:53:17
Tudo bem que o trabalho dos guardas é dar cumprimento e aplicar a legislação do CTB, e a contra partida do municipio que é de manter a sinalização funcionando, as ruas em bom estado de trafego,o guarda ao ver o cidado cometendo uma infração vai la e multa, e nos que sofremos com a ma estrutura do transito onde hoje não se encotra onde estacionar, nem mesmo nos estacionamentos particulares tem vaga e o transporte público nem precisa falar né, o que faz as pessoas se deslocarem em seus veiculos super lotando as ruelas do centro, os sinais quase todos sem funcionar, e os milhares de buracos existentes que retardam o transito e danificam nossos veiculos, então vamos multar a prefeitura e o DMT exigindo deles o reparo dos nossos veiculos, abarrotando o judicirio com pedidos de indenização, então o que a população pede é que os guardas entendam o problema enfrentado por nós motoristas, e ponderem na aplicação de multas.
Dantas
15/03/2013 19:38:03
O povo de picos ta muito mal acostumado com as leis de trânsito, se tá de moto é obrigado usar o capacete, e se tá de carro é obrigado usarmos o cinto! então não existe isso de os guardas ensinar, pq quem anda de moto ou de carro automaticamente tem q ser habilitado, então vamo deixar de ser burro povo de Picos!!!! q eles não tem culpa da burrice de vcs não..
Cidadão e não Ladrão
15/03/2013 15:33:36
Olha só, na minha opinião falta humildade nesses guardas-municipais uma vez que nunca tivemos uma política voltada pra o trânsito e de uma hora pra outra temos que respeitar rigorosamente o CTB. Sem falar nas condições que o nosso Município nos oferece. Semáforos com defeitos, isso é o de menos, temos muito mais coisas a fazerem... depois vocês se preocupem em aplicar MULTAS.