Domingo, 13 de Outubro de 2024

Picos fica de fora do trajeto da tocha olímpica

Publicado em 10/11/2015
Por Jailson Dias
d9cb075514fde617e13f4cbf2819.jpg
d9cb075514fde617e13f4cbf2819.jpg
Picos fica de fora dp trajeto da tocha olímpica/Divulgação

Seis cidades piauienses estão na lista do trajeto da tocha olímpica para os jogos do Rio 2016, mas, apesar do seu destaque econômico e de ser polo de uma grande região, a cidade de Picos não terá essa honra. As contempladas serão: Parnaíba, Teresina, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior e Altos.

Na relação divulgada pelo Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016, 327 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais, farão parte do trajeto da tocha. Ela será conduzida por 12 mil pessoas e, no Piauí, chegará no dia 09 de junho, em Parnaíba, no dia seguinte, 10 de junho, percorrerá as outras cinco cidades. 

Segundo informações divulgadas pelo Governo do Piauí as cidades foram escolhidas pelo seu potencial turístico e pela logística. Destaca-se que todas as seis cidades privilegiadas se encontram no norte do Estado. A tocha com o fogo olímpico aceso em Atenas, capital da Grécia, já está em solo brasileiro, tendo desembarcado em Brasília-DF no dia 03 de maio. A sua última parada será na cidade sede dos jogos olímpicos, o Rio de Janeiro-RJ.

Indagado sobre o assunto o secretário do Turismo e do Desenvolvimento  Econômico, Cláudio Galeno, comentou que Picos merecia essa honra. Ele chegou a entrar em contato com o Governo do Estado para saber por que a cidade foi excluída. Como resposta, ouviu que o trajeto foi determinado pelo Comitê Olímpico, sem interferência da administração estadual.

“Se os critérios da logística e de potencial turístico pesaram para escolha das cidades, Picos deveria ter sido contemplada, já que temos outras que não possuem essas condições, mas a tocha olímpica vai passar  por lá”, comentou.

O secretário não citou nenhuma cidade específicamente, mas Piracuruca possui pouco mais de 28 mil habitantes e ainda assim receberá a chama olímpica.

Pelas redes sociais algumas pessoas chegaram a se manifestar quanto ao fato de Picos ficar de fora do trajeto, alegando a falta de prestígio da outrora chamada de “Cidade Modelo”. Mas, conforme já relatado nesta matéria, a escolha das cidades traspassou os critérios políticos. Para aquelas que receberão a tocha, fica a alegria poder participar, mesmo que brevemente, de um evento de tamanha magnitude, apesar do triste momento pelo qual passa o Brasil.

Comentários