Sábado, 05 de Outubro de 2024

Na Rússia, Rosberg busca igualar série de vitórias de Schumi e Ascari

Publicado em 02/11/2015
Por Marta Soares
6f8714836e25dd341c8d22c43a5e.jpg
6f8714836e25dd341c8d22c43a5e.jpg
Em 2004, Michael Schumacher venceu sete corridas consecutivas /Getty Images

Três vitórias para encerrar a temporada passada, três vitórias para abrir a atual. Na etapa anterior, na China, Nico Rosberg igualou as seis vitórias seguidas obtidas pelo compatriota Michael Schumacher do GP da Itália de 2000 até o GP da Malásia de 2001. Na etapa deste domingo, na Rússia, o alemão terá mais uma oportunidade de colocar seu nome ainda mais alto na história da F1. Ele terá a chance de chegar ao sétimo triunfo consecutivo e repetir outra série invicta do compatriota. Em 2004, Schumi emplacou sete vitórias ininterruptas do GP da Europa até o GP da Hungria, sendo parado apenas por Kimi Raikkonen, na Bélgica. No ano do hepta, o alemão poderia ter vencido todas as 13 primeiras provas, não fosse uma inusitada batida com Juan Pablo Montoya sob safety car no túnel em Mônaco.

Outro piloto com sete vitórias consecutivas no currículo é Alberto Ascari, bicampeão da F1. O lendário italiano venceu as seis últimas etapas da temporada 1952 e a primeira do campeonato seguinte. Na prática, Ascari chegou a vencer nove corridas seguidas das quais disputou. Nesse meio tempo, porém, ele não competiu nas 500 Milhas de Indianápolis, que valia para o campeonato, mas não costumava contar com a participação de boa parte dos principais pilotos europeus da época. 

Quem efetivamente venceu nove corridas de forma consecutiva foi um outro alemão, Sebastian Vettel. Em uma dominante temporada em 2013 com a RBR, ele não foi páreo para ninguém nas últimas nove corridas. A série invicta começou  no GP da Bélgica, em agosto e durou até o encerramento do campeonato no Brasil, em novembro. 

Caso dê segmento à invencibilidade deste início de ano, Rosberg terá a chance de igualar as nove vitórias de Vettel na sexta etapa, em Mônaco, e bater o recorde na prova seguinte, no Canadá. Mas para isso, precisará primeiro se preocupar em vencer o GP da Rússia, que em suas duas edições só viu no alto do pódio o companheiro de equipe dele na Mercedes, o britânico Lewis Hamilton. A TV Globo transmite a corrida ao vivo no domingo, a partir das 9h (horário de Brasília). O SporTV exibe os treinos livres e a classificação. Confira os horários.

Comentários