Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Comandante da PM chama a atenção para pais que entregam armas aos filhos

Publicado em 29/10/2015
Por Marta Soares
9699a6b93b31708af7d8e055cd63.jpg
9699a6b93b31708af7d8e055cd63.jpg
Tenente Coronel Edwaldo Viana Lima/Erivan Costa

Um costume comum nos interiores, povoados ou bairros mais distantes do centro: pais que entregam armas “bate bucha” às crianças como se fossem brinquedos. O costume, segundo o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Tenente Coronel Edwaldo Viana Lima, é crime.

“Nós estamos deixando bem claro que arma na mão de criança é crime, dois crimes, por sinal, primeiro pelo porte ilegal de arma. Se o cidadão não tem porte de arma e ele mantem uma arma, é crime. A menos que seja uma de ar comprimido, que não necessita de porte, mas mesmo assim, nem uma arma, seja ela de ar comprimido ou não, pode ser colocada na mão de uma criança, isso configura-se crime”.

De acordo com o comandante, já estão sendo registrados casos em Picos de crianças que, usando armas entregues por adultos, estão se ferindo ou ferindo outras pessoas. “Os pais ou responsáveis responderão caso uma criança, mesmo que por descuido, disparar uma arma contra alguém”, disse.

O Tenente Coronel explicou que a Polícia Militar já está realizando um trabalho preventivo e repressivo em alguns bairros, como Pedrinhas, Cohab, Paraibinha, Pantanal e Parque de Exposição.

Há poucos dias, no povoado Três Potes, a PM atendeu a três ocorrências da mesma natureza. Uma criança acidentalmente disparou uma arma contra outra, que ficou ferida, porém, sem risco de morte. “Lá nós ainda não fazemos o trabalho preventivo, mas é a nossa próxima área de atuação. Aproveito para solicitar que as lideranças comunitárias nos procure para agendarmos uma visita aquele bairro”.

Comentários