Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025

Pediatra explica por que o calor é prejudicial para os bebês

Publicado em 29/10/2015
Por Marta Soares
18bbf483032c520b45209fd238a7.jpg
18bbf483032c520b45209fd238a7.jpg
Pediatra Sérgio Feitosa/Erivan Costa

Você sabia que a pele dos bebês perde duas vezes mais água do que a pele de um adulto? Além da perda rápida de água, a pele dos bebês é mais fina e mais sensível ao calor, como explicou o pediatra Sérgio Feitosa ao Folha Atual. Em conversa com a nossa reportagem, ele esclareceu que nos recém-nascidos as glândulas sudoríparas não estão totalmente desenvolvidas, por isso o corpo deles enfrenta muito mais dificuldade para regular a temperatura.

Nos primeiros meses de vida, os bebês estão mais suscetíveis a problemas como irritação, brotoejas e ressecamento. Como Picos é uma cidade conhecida pelo seu calor, tenha cuidado nesses dias quentes. Bebês com calor podem ficar irritados, inquietos, indispostos.

Dr. Sérgio recomenda que os bebês tomem de um a dois banhos diários, porque, segundo ele, muitos banhos também prejudicam a pele dos bebês. “Pode parecer confuso ou contraditório, mas é preciso se utilizar de outros métodos além dos banhos. “O banho dá a sensação de frescor, de conforto, mas sem exagero. Muitos banhos podem alterar a composição da camada mais externa da pele e deixar a pele mais ressecada. O indicado são até três banhos em dias muito quentes e não usar o sabonete todas as vezes. Alguns produtos ajudam nessa tarefa de deixar o bebê mais confortável com o calor. Existem no mercado alguns hidratantes, mas esses precisam ser adequados, indicados pelo pediatra ou pelo dermatologista”.

Além dos banhos, a ingestão de água é fundamental. “As crianças maiores já pedem água, mas os bebês não têm essa facilidade, é preciso que os adultos estejam sempre oferecendo água a eles. Os pais também precisam estar atentos ao xixi das crianças. Elas precisam urinar bastante e o xixi tem que ter uma coloração transparente ou amarelo bem clarinho para sinalizar que ela está bem hidratada”.

Comentários