O vereador Iata Ânderson (PSB) é o novo líder do governo na Câmara Municipal de Picos. Ele assume oficialmente a nova função a partir da próxima sessão ordinária, a ser realizada na quinta-feira, 28, e foi uma escolha direta do prefeito Pe. Walmir Lima (PT). Iata substitui o vereador Wellington Dantas (PT) que renunciou após nove meses no cargo.
“Não sei, acho que é porque falo muito”, brincou Iata Ânderson quando soube de sua indicação. Ele já exerceu a liderança do governo em outras duas ocasiões, quando dos mandatos dos ex-prefeitos Gil Paraibano e Kléber Eulálio, pesando, portanto, a sua experiência, além de ser considerado um bom orador e debatedor habilidoso.
A função de líder do governo serve para que um vereador da base aliada esteja alinhado com as realizações da administração e possa transmiti-las aos demais parlamentares durante as sessões da Câmara Municipal, além de poder levar as indagações realizadas em plenário ao executivo municipal.
“Ela é uma ponte criada entre o legislativo e o executivo, é sempre bom ter aquela pessoa que sobe ao Palácio Coelho Rodrigues e leva essas informações de volta”, explicou Iata.
Apesar de aceitar a indicação, Iata frisou que outros parlamentares também poderiam ocupar a liderança do governo na Câmara Municipal, por entender que essa experiência deveria ser compartilhada com os colegas parlamentares.