Sábado, 12 de Outubro de 2024

Dois novos partidos são fundados em Picos

Publicado em 25/10/2015
Por Jailson Dias
5a3414d0c0a452718e41c1004111.jpg
5a3414d0c0a452718e41c1004111.jpg
Câmara Municipal virou uma colcha de retalhos partidária/Jailson Dias

A abertura da chamada “Janela Partidária” pelo Congresso Nacional, que vigorou entre os dias 18 de fevereiro e 18 de março, provocou a multiplicação de legendas políticas com representação na Câmara Municipal de Picos, uma verdadeira colcha de retalhos. Os dois novos partidos que surgiram no cenário local foram o Partido da Mulher Brasileira (PMB) e a Rede Sustentabilidade, famoso por ter sido fundado nacionalmente pela ex-senadora Marina Silva.

 A comissão provisória do PMB foi fundada pelo vereador Antônio Afonso, ex-Solidariedade. Ele argumentou que escolheu essa agremiação para se filiar após a saída do suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha (PP), e por ter sido o partido que o deputado estadual Hélio Isaias escolheu, seu apoiador de primeira hora.

No Piauí o PMB é presidido pela vereadora de Teresina, Graça Amorim, esposa de Hélio Isaías.

Indagado sobre a ideologia do PMB, Antônio Afonso declarou que ainda está analisando as propostas desse partido junto com a sua família, amigos e apoiadores, mas se encontra devidamente filiado e apto a concorrer as eleições que se aproximam.

Antônio Afonso parece se encontrar em um momento difícil quanto a candidatura majoritária, uma vez que o seu irmão, o patrulheiro e empresário Júnior Nobre (PSC) firmou que é pré-candidato a prefeito, mas o vereador participa do grupo político de Gil Paraibano há bastante tempo. Ele afirma que se decidirá sobre essa questão delicada apenas na reta final, próximo às convenções que serão realizadas em julho.

O Rede Sustentabilidade, por sua vez, foi criado pela vereadora Fátima Sá após problemas internos dentro do PSDB. Ela não pretendia deixar a sigla, mas as desavenças sobre a candidatura majoritária do partido falaram mais alto. Fátima Sá declarou que sempre se identificou com a ideologia “tucana” e terminou deixando o partido nos momentos finais da “Janela Partidária”.

Com o surgimento  dessas duas legendas aumentou o número de partidos com representação na Câmara Municipal: PMDB (01), PT (01), PSB (01), PPS (01), PSD (03), PTB (01), PP (02), PRP (02) PSL (01), Rede (01) e PMB (01).

Comentários