Domingo, 13 de Outubro de 2024

Antigo prédio da 9°GRE de Picos é tomado pelo mato

Publicado em 24/10/2015
Por Jailson Dias
ea706badf8a6805cf929b2eb224c.jpg
ea706badf8a6805cf929b2eb224c.jpg
Prédio está abandonado e tomado pelo mato/Jailson Dias

O antigo prédio da 9° Gerência Regional de Educação de Picos (9°GRE) está completamente tomado pelo mato, em total estado de abandono. Em janeiro  de 2015 engenheiros da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC) constataram o risco de desabamento e determinaram a imediata evacuação daquelas instalações. Desde então a GRE tem funcionado na sede da Escola Normal Oficial de Picos (ENOPI).

Hoje, mais de um ano depois, o prédio parece estar há décadas abandonado, com portões e janelas quebrados e o matagal se espalhando por toda a sua extensão. É importante lembrar que em tempos de luta contra o Aedes Aegypti, o prédio da GRE pode estar se constituindo em um criatório de mosquitos, além de outras doenças.

O acesso ao interior do muro é completamente livre, uma vez que os portões estão arrebentados. Isso facilita a entrada de qualquer pessoa, inclusive alguém que esteja mal intencionado e use a dependência pública para práticas ilícitas, como o consumo de drogas.

Nas proximidades do prédio da 9° GRE funcionam uma série de estabelecimentos públicos e privados: escolas, restaurantes, padarias. Muitos estudantes pulam os muros da GRE e usam a quadra para práticas esportivas.

Nossa equipe procurou a atual gerente da 9° GRE, Noemia Marques, para falar se alguma providência seria tomada pela SEDUC com relação a esse problema, mas ela estava em Teresina até o fechamento dessa matéria e não pôde ser contactada. Em recente entrevista Noemia havia informado que a prioridade do governo do estado é a reforma das escolas, não havendo nada previsto para a antiga sede da gerência de educação.

Ela ressaltou que o prédio precisa ser reconstruído e não reformado, pois não oferece mais condições de sediar órgão público algum, devido o risco de desabamento.

Celeuma

Em março deste ano as direções da GRE e da ENOPI se desentenderam quanto ao espaço ocupado pela gerência de educação no prédio da escola. A direção da Escola Normal não aceitou ser deslocada para o primeiro andar do prédio e teve início uma celeuma.

Comentários