A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou esta semana uma Nota de Esclarecimento onde nega que a dengue tenha sido a causa da morte de um idoso. A nota informa, ainda, que vários casos sob suspeita foram realizados o exame, e até o momento, nenhum foi confirmado.
A Prefeitura Municipal, através do prefeito Lucinete Macedo Araújo, também se manifestou sobre o caso. O gestor elencou as medidas adotadas e as ações que vem sendo realizadas no município no combate ao mosquito Aedes Aegypti, através do PNEM-PI, Programa Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Piauí.
As ações foram intensificadas a partir do mês de janeiro, com o reforço das visitas domiciliares. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram realizadas 2.141 visitas. Em 419 residências foram encontrados focos.
Também no mês de fevereiro de 2016, ocorreu a mobilização dos profissionais da área da Saúde – agentes de saúde e de endemias, enfermeiros, coordenação da Estratégia de Saúde da Família – e no dia 25 do mesmo mês, foi realizado o Dia D de Mobilização e Combate à Dengue, com passeatas de conscientização, coletas de lixo, distribuição de panfletos informativos de cuidados no combate ao mosquito e palestras educativas.
Netinho, prefeito de Padre Marcos
Veja a Nota:
A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através de sua Secretaria de Saúde, vem através desta, esclarecer sobre comentários de que havia neste município a ocorrência de óbito causada por dengue, chikungunha ou zika vírus.
O esclarecimento dar-se, com base na Declaração de Óbito (DO) do senhor G.V.S, de 90 anos de idade, residente no residencial José Jubelino de Macedo, bairro desta cidade, na qual encontra-se o registro da Causa da Morte por Gastroenterite, ocasionada por Desidratação Grave e Choque Hipovolêmico, o óbito ao qual houve comentários e postagens nas redes sociais, em páginas do Facebook e grupos de conversas no WhatsApp.
Por sentir-se na obrigação de investigar o acontecimento, esta Secretaria vem a público prestar esclarecimentos e lamentar tais comentários, uma vez que, ditos sem embasamentos ou documentos, servem apenas para denegrir a imagem do nosso município.
É de nosso conhecimento e de conhecimento de toda a população deste município que estamos vivendo um surto de casos suspeitos de dengue, mas, todos os casos estão sendo analisados e até o momento nenhum foi confirmado através da Sorologia, exame que comprova a existência da doença, e nem notificados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN).
Esta Secretaria encontra-se disponível a esclarecimentos para a população e demais interessados.
Padre Marcos –PI, 11 de abril de 2016.
Jozélia Maurícia Macedo Carvalho, secretária municipal de Saúde