Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitos da macrorregião de Picos participam de encontro do Cofinanciamento da Saúde

Publicado em 09/04/2013
Por Edson Costa
03500665b3f796a16c0272302a85.jpg
03500665b3f796a16c0272302a85.jpg
Prefeitos durante solenidade/Edson Costa

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou na manhã desta terça-feira (12), no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM), a solenidade de assinatura dos Termos de Adesão referente ao Programa Estadual do Cofinanciamento da Saúde.

Com a presença do governador do Estado, Wilson Martins, do secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, do presidente da APPM, Arinaldo Leal e centenas de prefeitos, foram assinados documentos que formalizam o repasse de recursos do Estado direto aos Municípios.

Os repasses atendem a uma demanda histórica para a evolução dos serviços da Atenção Básica nos municípios e vão auxiliar no atendimento à população, especialmente nos hospitais municipalizados. Wilson Martins garante que aquela prefeitura que mostrar interesse em trabalhar em parceria com o Governo do Estado, os recursos estarão disponíveis, no máximo, até o fim deste mês.

CONFIRA IMAGENS!

“Queremos dar infraestrutura e equipamentos necessários para que as cidades do interior possam mostrar resolutividade no atendimento. O prefeito que mostrar uma situação regular, basta abrir uma conta e estaremos repassando recursos do Tesouro Estadual até o fim deste mês”, frisou o governador do Estado.

Até o momento, de acordo com o secretário Ernani Maia, já estão assegurados R$ 40 milhões por ano para serem investidos na recuperação de hospitais, contratação de profissionais, modernização e reforma de unidades municipais de saúde. Os repasses devem ser aplicados nas áreas da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório Regional de Prótese Dentária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, neste primeiro momento, o Governo atenderá a Atenção Básica e até o final deste semestre será a vez da média complexidade.

Antes da solenidade da assinatura, Wilson Martins e Ernani Maia entregaram uma ambulância ao presidente da APPM, Arinaldo Leal, prefeito de Vila Nova do Piauí. O presidente avalia que este benefício será um reforço a mais na melhoria dos serviços prestados à população das cidades do Piauí. “Sentimos que o Governo do Estado está comprometido com o municipalismo. Esse dinheiro ainda é pouco, mas será muito bem-vindo para que possamos gerir de forma melhor a área da saúde pública nas nossas cidades”, disse.

Buscando melhorias para a saúde de seus municípios, vários prefeitos da macrorregião de Picos participaram da solenidade de adesão ao Programa e, consequentemente, aderiram ao Cofinanciamento da Saúde, dentre eles, Atiano Bezerra (São José do Piauí), Ricardo Gonçalves (Santana), Waldelina Sales (Jaicós), Agenilson (Patos do Piauí), Eudes Agripino (Fronteiras), Chico Pitu (Marcolândia), Edson Carvalho (Francisco Santos), Assis Cipriano (Santo Antonio de Lisboa), Vianey (Caldeirão Grande), Alecxo Belo (Dom Expedito Lopes), Auro (Santo Inácio), José Neci (São Julião), Regina Coele (Pio IX), Edvardo Rocha (Sussuapara), Renato Pio (São Luis), Elson Silva (São João da Canabrava), Dr. Moura (Inhuma), José Maria (Ipiranga), Milton Oliveira (Vera Mendes), Paulo Lopes (Itainópolis), Ipa (Isaias Coelho), Dr. Tico (Campo Grande do Piauí), Timá (Monsenhor Hipólito), Cristovão Alencar (Francisco Macedo), Adriano (Conceição de Canindé), Zé Filho (Bethânia), Márcio Alencar (Alegrete), Chico de Miguel (Campinas), Pedro Otacílio (Alagoinha), Wesley Gonçalves (Aroeiras do Itaim), Avelar Lopes (Floresta), além do prefeito de Picos Kleber Eulálio.

Por Edson Costa / Adriano Magno

Comentários