Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeito de Marcolândia consegue carro fumacê para combater Aedes aegypti

Publicado em 14/10/2015
Por Edson Costa
9eebf83c8ec6fb7c73b826274ca3.jpg
9eebf83c8ec6fb7c73b826274ca3.jpg
Ministro Marcelo Castro com comitiva de Marcolândia/Chagas fotográfias

 

O prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitu), preocupado com o aumento considerado da dengue e da chikungunya no município esteve na semana passado em Brasília oportunidade em que esteve reunido com o ministro da saúde, Marcelo Castro. O gestor viajou acompanhado do deputado federal Assis Carvalho, do coordenador de Saúde Bucal do Município, Dr.Corinto Matos e dos vereadores Joel Coutinho e Chico Joaquim.

Na ocasião o prefeito Chico Pitu conseguiu colocar o carro fumacê nas ruas da cidade e ainda uma equipe do LACEN para fazer exames em pessoas com suspeita das doenças Dengue e Chikungunya. Desde o dia 01 já se pôde ver nas ruas o carro fumacê.

 As equipes técnicas trabalham com o fumacê nos turnos manhã e noite, das 05:00h às 08:00h e das 17:00h às 22:00h.

A fumaça utilizada para combater os mosquitos não traz nenhum prejuízo à saúde da população, pois é recomendada pelo Ministério da Saúde. A orientação da Secretaria de Saúde é que à população, ao perceber que os agentes estão se aproximando das residências com o carro, abram as portas das residências para que o fumacê tenha maior eficiência. O carro já está visitando todos os bairros da cidade, e segundo o secretário de saúde, Reginaldo Sousa, a meta é percorrer 100% da cidade.

Segundo o secretário todos os bairros apresentam focos do mosquito da Dengue, mas os bairros com maior incidência da doença são as Vilas Serrania 1 e 2.

Vale lembrar que o trabalho de visita às residências continua sendo realizado pelos agentes de endemias, seja através de inspeção, tratamento de depósitos ou trabalho educativo e de orientação, mas é preciso que a população entre nesta luta também, pois de nada adianta todo um trabalho preventivo e de combate ao mosquito por parte das autoridades se a população não colaborar. 

Carro fumacê já está na cidade

O trabalho de pulverização do inseticida contra o mosquito transmissor da dengue prosseguirá até terça-feira (12/04).

Por isso pedimos a toda à população que continue colaborando no combate ao mosquito transmissor, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos do mosquito, para isso é importante evitar acúmulo de água em pneus, calhas, sacos plásticos, vasos de plantas, garrafas sempre de cabeça, colocando o lixo em sacos plásticos bem fechados, depósitos e caixas d’águas bem fechados com tampa adequada.

Comentários