Domingo, 13 de Outubro de 2024

Após suspensão, Operação Carro Pipa pode ser retomada

Publicado em 07/10/2015
Por Jailson Dias
86437b2932f0276c7771badbc5ef.jpg
86437b2932f0276c7771badbc5ef.jpg
Carros Pipa/Divulgação

A “Operação Carro Pipa” coordenada pelo 25° BC foi suspensa por 45 dias no município de Picos, e caso continue chovendo o abastecimento por meio dos caminhões permanece paralisado. Segundo informou o presidente da Defesa Civil, Oliveiro Luz, a chuva verificada nos meses de janeiro e começo de fevereiro abasteceram as cisternas de 16 mi litros de água construídas nas residências da zona rural.

Essas cisternas cujos canos ficam ligados às calhas dos telhados das casas, foram concebidas para acumular a água da chuva. Como os últimos cinco anos tem sido de estiagem, o trabalho de abastecimento através dos carros pipa tem sido fundamental. “É uma água própria para o consumo humano”, frisou Oliveiro Luz.

Ele informa ainda que pelo menos oito localidades da zona rural de Picos são abastecidas através dos carros-pipa. Oliveiro Luz disse ainda que se as chuvas continuarem as operações devem permanecer suspensas, uma vez que não há sentido em despejar água numa cisterna com um bom volume. Uma vistoria será realizada nos próximos dias para avaliar as condições.

“Vai depender do período chuvoso, de hoje até o dia 01 de abril”, comentou.

Vale frisar que a operação será suspensa por apenas 45  dias, período em que as famílias podem usar a agua das cisternas. Durante os dois meses são realizadas vistorias nas cisternas com o fim de constatar se o abastecimento através dos caminhões será necessário.

 

Comentários