Domingo, 16 de Novembro de 2025

Política e fanatismo: o triste caso brasileiro

Publicado em 04/10/2015
Por Jailson Dias
756891c9db82d4e39877f68fddf1.jpg
756891c9db82d4e39877f68fddf1.jpg
Manifestação em favor da democracia/Divulgação

A política brasileira vive um triste momento, mais se assemelhando a torcidas de times de futebol do que de algo que define o futuro de cada cidadão. A condução coercitiva do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal sob as ordens do juiz Sérgio Moro exaltou os ânimos por todo o país. Como atualmente cada pessoa tem a possibilidade de ser ouvida graças às redes sociais, percebeu-se claramente como o diálogo tem sido difícil.

Detratores e defensores do ex-presidente se digladiam trocando insultos, injúrias e tentando provar quem tem mais conhecimento sobre o assunto, geralmente ridicularizando o outro. O objetivo desse texto não é sentenciar se o ex-presidente é inocente ou não das acusações que lhe são dirigidas diariamente pelos maiores grupos comunicacionais do país, mas chamar a atenção para a necessidade de evitar o fim da estabilidade política do Brasil, tão duramente conquistada.

Se nada for feito o quanto pelas autoridades competentes, e podemos nos referir aqui ao Supremo Tribunal Federal (STF) que parece inerte em meio à toda essa balburdia, o mínimo que podemos assistir nos próximos dias são confrontos de ruas. Duas grandes manifestações foram realizadas na última semana, agora podemos imaginar o que aconteceria se essas pessoas tivessem se encontrado nas ruas. Com certeza o sangue teria corrido.

Políticos inescrupulosos estão se aproveitando do momento difícil pelo qual passa as finanças do Brasil para pedir a queda da presidenta Dilma Rousseff (PT). Mesmo que ela esteja se mostrando inepta, este não é nem de longe o pior momento do país. Já passamos por golpes e por índices de inflação que chegavam aos 100% ao ano, muito longe dos atuais 9%.

O Brasil saiu de 21 anos de uma ditadura militar. Durante aquele período os militares prometiam resolver os problemas financeiros do país, mas não o fizeram. Tudo o que aconteceu foram prisões arbitrárias, mortes, desaparecimentos. O povo brasileiro não pode permitir que um passado tão sombrio se repita e termine por destruir a nossa estabilidade política. Apenas através da paz e da democracia poderemos nos tornar uma grande nação.

Comentários