Domingo, 13 de Outubro de 2024

Restauração das vias laterais da BR 316 seguem sem obras, mesmo após promessa

Publicado em 02/10/2015
Por Marta Soares
0409f87d21af0ba12c941b08cb2d.jpg
0409f87d21af0ba12c941b08cb2d.jpg
Piloto tenta passar pela via lateral, intrafegável/Marta Soares

No último dia 15 de fevereiro foi realizada uma reunião no Centro Administrativo de Picos para debater sobre a recuperação das vias laterais da Avenida Senador Helvídio Nunes, zona urbana de Picos. O encontro contou com a participação do prefeito, Pe. José Walmir de Lima; do secretário estadual de Governo, Merlong Solano; do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Paulo de Tarso; de vereadores e empresários da cidade de Picos.

Em entrevista ao Folha Atual o superintendente do DNIT, Paulo de Tarso, afirmou que o serviço seria iniciado em março e que seria feito de forma responsável, com o menor transtorno possível para cidade. Segundo o superintendente, o serviço iniciaria com uma operação “tapa buraco” e posteriormente seria feito a parte de drenagem e por último o asfaltamento.

O fato é que ao final do mês de março absolutamente nada foi feito e se quer iniciado. Os buracos continuam causando transtornos a motoristas, pilotos e comerciantes, principalmente com a chegada do período chuvoso, onde a lama fica empoçada.

O Folha Atual procurou o chefe do DNIT em Picos, Ruberval Isidro de Oliveira (foto abaixo) e segundo ele, o excesso de burocracia é o grande vilão. “Esse é um projeto que prevê uma adequação e por isso precisou passar pelo escritório de engenharia. As mudanças vão desde a restauração ao projeto de drenagem. Falta a finalização desse projeto para que ele seja aprovado e só então iniciado”, disse.

A Múltipla Engenharia é responsável pela obra de restauração, mas de acordo com Ruberval, mesmo com a aprovação do projeto, é preciso que as chuvas cessem. “Asfalto e água são inimigos. Por mais que a chuva nos traga benefícios, atrapalha um pouco na hora da execução do serviço”.

A obra está avaliada em R$ 8.310.944,63 (oito milhões, trezentos e dez mil, novecentos e quarenta e quatro reais e sessenta e três centavos). Além dos pouco mais de 13Km das vias laterais da BR 316, será restaurado também os 2,10 Km de asfalto do trecho vicinal que liga a BR 407 à BR 020 (Clube dos Professores).

Comentários