Domingo, 16 de Novembro de 2025

Cineasta lança filme “Diário de Enoe”

Publicado em 20/09/2015
Por Marta Soares
20018cc3471e682867f1714c515a.jpg
20018cc3471e682867f1714c515a.jpg
Douglas Nunes/Marta Soares

Na noite desta sexta-feira, dia 11, o público pôde acompanhar o lançamento do filme “Diário de Enoe”, que relata momentos da vida da picoense Enoe Santos Nunes, que viveu entre 1915 e 1938. Segundo o pesquisador, cineasta, escritor e ator Douglas Nunes, o filme retrata uma história real e traz à luz a história de uma mulher que dedicou sua vida inteiramente a ajudar o próximo.

“É um pedaço da história de Picos, um pedaço da história da passagem da Coluna Prestes pela nossa cidade em 1927, quando Enói tinha 11 anos de idade. Enoe foi uma jovem que buscava o bem estar dos picoenses, principalmente daqueles mais pobres e oprimidas. Ela cuidou de muitos leprosos, dava-lhes banho, fazia comida, limpava-lhes suas feridas, ainda deixava uma moeda de 5 Réis em cima da mesa e saía pelos fundos para evitar receber agradecimentos. Foi uma jovem que ficou na memória de muitas pessoas e estamos resgatando para que ela não seja esquecida”, disse Douglas.

O filme é inspirado no livro “Enoe, um anjo habitou entre nós”, escrito por Douglas em 2013. O orçamento inicial era de R$ 45.000,00 reais, mas com todas as dificuldades referentes à apoios e patrocínios, custou R$ 16.000,00, que teve maior parte do investimento feito pelos próprios atores e demais integrantes envolvidos no projeto. Douglas relata que a cultura do cinema não é apoiada em Picos pelas administrações municipais.

“Aqui não há absolutamente incentivo à cultura do cinema. É triste, mas eu não vou mentir. A ajuda do poder público para a cultura não existe. Essa grande obra só foi possível graças ao talento de cada um e ao fato de cada um ajudar”, declarou Nunes.

Antes de ser lançado em DVD para comercialização, o filme foi inscrito em alguns festivais nacionais e concorrerá, inclusive, no Festival de Gramado, um dos mais importantes do país. No dia 27 de março o filme será exibido em praça pública na cidade de Conceição do Canindé.

O elenco do filme conta com a participação de atores de Picos, Alegrete, Conceição do Canindé, Inhuma e Sussuapara. Douglas Nunes, que interpreta o pai de Enoe, Elizeu Pereira Nunes, que na época era prefeito de Picos; Oswando Barros, Rayr Junior, Socorro Barros, que interpreta Enoe, dentre outros.

Comentários