Picos(PI), 07 de Agosto de 2022
Picos(PI), 07 de Agosto de 2022

Educação
:::
IMH promove evento que busca despertar nos alunos a escolha de suas profissões
Postado em 17/06/2022 por Redação
O 'Circuito das Profissões' foi realizado em dois dias na própria instituição de ensino.
Tamanho da fonte A A
Circuito das Profissões foi realizado na escola
Foto: Folha Atual

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), em Picos, promoveu nos dias 14 e 15 de junho, na própria instituição de ensino, o Projeto “Circuito das Profissões: Construindo Diálogos e Conexões com o Novo Ensino Médio”. O objetivo da escola foi despertar, em cada aluno, a sua escolha na vida profissional.

Confira AQUI todas imagens!

Profissionais das mais variadas profissões que atuam no mercado de trabalho foram convidados a explanar para os alunos sobre seu cotidiano na vida profissional, qual foi a motivação que os levou para a escolha de suas profissões e os desafios de cada trabalho.

Em espaços distintos, foram convidados a participar do Circuito das Profissões alunos do 9º Ano à 3ª série do Ensino Médio, estudantes estes que estão justamente na fase de escolha para qual caminho seguir rumo à vida profissional.

Alunos do 9º Ano à 3ª série do Ensino Médio participaram

O Circuito das Profissões foi aberto com uma palestra proferida pelo padre Carlos Danilo, que abordou a temática “A Importância da Espiritualidade no Exercício Profissional”.

Padre Carlos Danilo proferiu palestra

O sacerdote falou sobre a importância da realização do Circuito das Profissões. “É uma oportunidade que estes alunos estão tendo de se colocarem diante de si mesmos na descoberta daquilo que vão querer ser. Promovendo este momento, o IMH oportuniza a cada estudante ver qual o caminho que quer seguir, a partir de uma situação concreta, através de um profissional que vem aqui e que dá uma panorâmica daquilo que faz da vida, então, para mim é algo muito louvável isso que está sendo feito aqui”, disse.

Sacerdote destacou positivamente o evento

Dentre os profissionais que participaram das rodas de conversas com os estudantes, na sua grande maioria ex-alunos do IMH, estiveram presentes o engenheiro civil, Marcelo Barroso; engenheiro elétrico, Rhúlio Victor Carvalho Sousa; o engenheiro mecânico, Waldemar Barroso Silva; o arquiteto, Heitor Alencar de Moura e o contador Lenilton Viana Leal, profissões que abrangem a área de Matemática e suas Tecnologias.

Na área de Ciências da Natureza e Saúde, estiveram presentes Aline Luz (Medicina), Érica Jane (Enfermagem), João Victor Barbosa Cardoso (Fisioterapia), Luciana Santos Bernardes (Odontologia), Marcos Antônio de Sousa Rodrigues Moura (Psicologia) e Iara Fontes Góis (Biomedicina).

No grupo de profissionais da área de Linguagens e suas Tecnologias, os alunos ouviram Vilebaldo Rocha, Ruth Barão e Deysiane Nunes (Cinema/Teatro); Viviane Moura (Educação Física); Felipe Araújo (Sistema de Informação) e Ana Maria de Araújo Batista (Licenciatura/Letras).

Já na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, foram ouvidos os profissionais, Débora Carvalho (Direito); Pedro Rodrigues (Administração / Marketing); Laíse Maria Campos Lima (Serviço Social); Higo Carlos Meneses de Sousa (Licenciatura/História) e Talita Rodrigues (Pedagogia).

Durante o Circuito das Profissões, mais duas palestras foram realizadas, quando na ocasião o psicólogo Carlos Augusto Soares Donato falou sobre “O Cuidado e o Autocuidado no Cotidiano Estudantil” e o professor Mestre Ricardo Francisco da Silva abordou a temática “O Acesso à Universidade: Sonho ou Realidade?”.

Psicólogo Carlos Augusto durante sua palestra

Professor Me. Ricardo Silva abordou sobre o acesso à Universidade

Durante todos os momentos, antes do começo das rodas de conversas e palestras, foram realizados com os alunos momentos de oração, conduzidos pelos Serviços de Orientação Religiosa (SOR) e de Orientação Educacional (SOE) da escola, como também momentos culturais com músicas ao vivo conduzidos pelos alunos.

Momento orante aconteceu em todos os momentos

Alunos conduziram momentos culturais

Em entrevista a nossa reportagem, a Gestora Pedagógica da Rede Cordimariana de Educação – Talita Rodrigues – destacou sobre o objetivo do Circuito das Profissões.

Talita Rodrigues, Gestora Pedagógica da Rede Cordimariana

“Um evento pensado para a gente começar a dialogar sobre as profissões, para provocar reflexões, falar do mercado de trabalho, possibilidades de atuação, conhecer profissionais que hoje estão superando desafios no mercado de trabalho. Então o Circuito das Profissões possibilita uma reflexão muito boa em relação ao trabalho e em relação a si mesmo, sendo também um processo de autoconhecimento em que a gente está trabalhando de forma muito direta a questão do projeto de vida”, disse Talita Rodrigues.

Brindes foram sorteados entre os alunos participantes

Já o Engenheiro Civil, Marcelo Rufino Barroso, que participou de uma das rodas de conversa com os alunos, destacou sua opinião sobre a realização do Circuito das Profissões. “Fiquei muito feliz com o convite de estar aqui hoje falando para estes alunos e podendo mostrar um pouco de nossa vida profissional e que é possível a gente ter sucesso fazendo uma boa escolha”, frisou.

Marcelo Barroso, engenheiro civil

 

Depoimentos de alunos:

Os alunos do IMH, Kaio Marinho e Darla Rocha, classificaram o Circuito das Profissões como fundamental na vida de todos os alunos:

“Eu vejo que o pessoal aqui do colégio tem uma visão muito futurista ao pensar numa maneira de promover a decisão dos alunos para o que querem realmente fazer no futuro, com o seu trabalho, como profissional e isso é muito importante porque muitas vezes a maioria dos jovens fica em dúvida do que vai fazer, só pensa em estudar, não tem um objetivo que quer alcançar e esse projeto nos ajuda a tomar a melhor decisão, a seguir o caminho que realmente vamos levar com mais leveza, trabalhando com felicidade, não só por obrigação ou pelo dinheiro, mas sim pelo amor à profissão”, disse Kaio Marinho.

Kaio Marinho

“É um projeto maravilhoso, que visa trazer um caminho para os alunos ao escolher a profissão que querem seguir e aqui no Instituto Monsenhor Hipólito, além de tudo isso, eles proporcionam para a gente a questão de levar a espiritualidade lado a lado com essa escolha, então esse momento é muito importante para a gente tomar as decisões do que queremos seguir, da profissão que queremos exercer e, acima de tudo, como chegar a esse momento, como estar preparado fisicamente, emocionalmente e espiritualmente para chegarmos ao nosso objetivo”, finalizou Darla Rocha.

Aluna Darla Rocha

 

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652