Picos(PI), 02 de Julho de 2022
Picos(PI), 02 de Julho de 2022

Saúde
...
Alimentos para combater a ansiedade: 7 opções vegetarianas
Postado em 21/04/2022 por Redação
Embora seja possível viver livre da ansiedade, é importante saber que a solução depende de vários fatores.
Tamanho da fonte A A
Alimentos que ajudam no controle da ansiedade
Foto: Reprodução

Existem problemas que se acentuam em tempos de pandemia, mas não se restringem a esse período. Entre os exemplos estão os transtornos mentais, que afetam um número cada vez maior de brasileiros. Por isso, é importante mostrar que existem recursos para ajudar a restaurar a saúde, como esses 7 alimentos para combater a ansiedade.

Se você também sofre de ansiedade, não se sinta sozinho. Esse é um problema muito comum no Brasil, apontado pela Organização Mundial da Saúde como o país mais ansioso do mundo. Aqui, esse transtorno atinge mais de 18 milhões de pessoas,o que equivale a 9% da população.

Embora seja possível viver livre da ansiedade, é importante saber que a solução depende de vários fatores. Não existe uma fórmula mágica para conquistar a saúde mental e o problema exige intervenções multidisciplinares: reeducação alimentar, prática de exercícios físicos, exposição ao sol, higiene do sono.

Também não podemos deixar de destacar a importância de uma terapia apropriada. O psicólogo é o profissional que orienta o paciente, ajudando-o a reconhecer padrões de pensamento que desencadeiam quadros de ansiedade e criar estratégias eficazes para lidar com as situações de forma positiva.

Além disso, é importante conhecer alimentos que contribuem para a saúde mental.  Veja algumas opções totalmente vegetarianas para inserir na sua rotina e combater a ansiedade.

1. Castanha do Pará

A castanha do Pará, também conhecida como castanha do Brasil, é uma excelente alternativa. Ela contém uma substância chamada selênio, cuja carência é frequentemente associada a quadros de transtornos mentais e de humor, como depressão e ansiedade.

Além disso, a castanha do Pará é rica em antioxidantes como a vitamina E. Esse alimento também reduz os níveis de inflamação no organismo, uma condição bastante comum em pessoas ansiosas.

Porém, vale a pena destacar que o selênio pode ter efeito tóxico quando administrado em doses exageradas. A quantidade diária recomendada é de 400 microgramas (mcg) por dia, uma porção suprida por apenas três ou quatro castanhas.

2. Frutas vermelhas e cítricas

Não é novidade que as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes. Por isso, elas contribuem para eliminar substâncias que causam danos às células e, dessa forma, combatem o envelhecimento e muitas doenças.

Porém, os antioxidantes têm ainda outras funções essenciais para pessoas ansiosas. Eles impedem a oxidação de células cerebrais. Alguns estudos já mostram que a suplementação de antioxidantes proporciona alívio dos sintomas da ansiedade.

Portanto, coloque esses antioxidantes em seu cardápio. Eles estão presentes nas frutas vermelhas e também nas frutas cítricas. Morangos, amoras, framboesas, limões, acerola, abacaxi e laranja, que são frutas comuns em boa parte do Brasil, são ricas nessas substâncias.

3. Banana

A fruta dos atletas contém diversos nutrientes importantes. Porém, ela se torna um dos alimentos para combater a ansiedade por ser uma fonte de um aminoácido chamado triptofano. No cérebro, essa substância se transforma em outra, conhecida como 5-HTP. Ela é uma precursora, ou seja, a matéria-prima utilizada pelo organismo para produzir serotonina.

Os efeitos da serotonina são bastante conhecidos. Ela é um dos principais neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar. Portanto, inclua a banana em sua alimentação diária. Além de ter a quantidade de energia necessária para realizar suas atividades, você se sentirá mentalmente mais saudável.

Sugestão de consumo

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil. A melhor opção é ingeri-la in natura, mas ela também pode ser adicionada ao açaí ou a vitaminas, ser amassada com aveia ou granola, entre muitas opções.

4. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora entram nessa lista porque possuem diversas substâncias em comum com a banana: potássio, triptofano e magnésio. Além da produção de serotonina que é potencializada pelo triptofano, ela também ajuda a regular o sono, o que faz a pessoa ansiosa relaxar.

O magnésio também contribui para a sensação de tranquilidade e relaxamento, pois atua em enzimas do corpo que produzem relaxamento físico e mental. A deficiência desse mineral está relacionada a quadros de ansiedade.

Também não podemos nos esquecer de que as sementes de abóbora contêm zinco, um mineral que promove o desenvolvimento cerebral e nervoso. A carência de zinco afeta as emoções e por isso é importante consumi-lo por meio dos alimentos.

Sugestão de consumo

A semente de abóbora tostada pode ser adicionada a saladas, a pães e biscoitos, utilizada para fazer molho pesto ou na crosta para assados. Outra opção é ingeri-la como se faz com as castanhas, pois é muito saborosa ou ainda fazer uma farinha e adicioná-la em preparos diversos.

5. Aveia e outros grãos integrais

Os grãos de aveia funcionam como um sedativo natural do sistema nervoso. Portanto, ela ajuda a produzir a sensação de calma e tranquilidade, que é o contrário do turbilhão de sentimentos geralmente experimentado por pessoas ansiosas.

Porém, outros cereais também são importantes aliados para vencer a ansiedade. A pessoa que sofre desse transtorno frequentemente tem um nível insuficiente de glicose nos nerônios. Grãos integrais, devido ao seu baixo índice glicêmico, são transformados em energia lentamente, garantindo um suprimento constante para os neurônios.

Sugestão de consumo

A aveia já é um cereal bastante conhecido e utilizado em mingaus, vitaminas de frutas, na confecção de granola ou simplesmente adicionado às frutas. Outra opção é fazer o leite de aveia e utilizá-lo para substituir o leite de origem animal nas bebidas e receitas.

6. Cúrcuma ou açafrão da terra

A cúrcuma é contém uma substância chamada curcumina, reconhecida por seu poder anti-inflamatório. Assim, ela reduz a inflamação e o estresse oxidativo, o que contribui no combate à ansiedade.

Sugestão de consumo

A cúrcuma é um tempero que não têm cheiro e nem gosto forte. Por isso, pode ser adicionado à maioria dos alimentos (arroz, batatas etc) sem alterar o sabor. No entanto, outra opção é utilizá-la em bebidas, como o Golden Milk feito com leite de coco ou inhame.

7. Camomila

Para encerrar a nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar a camomila. Essa planta, que geralmente é utilizada para fazer chás, tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Porém, além dessas qualidades, ela também exerce um efeito relaxante e combate os sintomas da ansiedade.

Sugestão de consumo

A forma de consumo mais comum é o chá de camomila. Porém, também existem receitas que utilizam esse chá frio como base para outros sucos feitos com frutas vermelhas, por exemplo. Outra opção é utilizar o extrato da planta.

É sempre válido destacar que não é uma lista com 7 alimentos que soluciona definitivamente o problema da ansiedade. Porém, eles ajudarão a prover a glicose que o cérebro precisa e contribuirão para a construção de uma microbiota intestinal saudável, que é fundamental para a produção e liberação de serotonina.

Fonte: Vida Saudável

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652