A Secretaria Municipal de Saúde de Picos publicou uma nota informativa alertando a população sobre os cuidados e formas de prevenções contra a Gripe Influenza H3N2.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A, que está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras, depois de promover uma epidemia no Rio de Janeiro. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
A Secretaria de Saúde de Picos também alerta a população quanto os sintomas do H3N2 para que todos possam obter conhecimento e buscar o tratamento correto, se necessário. Os sintomas causados pelo vírus são parecidos com os de uma gripe comum, como tosse seca, dores no corpo e cabeça, coriza, desconforto respiratório e febre alta com início súbito.
Confira a nota:
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos informa que está ocorrendo em vários estados, uma epidemia de gripe influenza A H3N2. Com isso, a procura por atendimento nas Unidades de Saúde teve um aumento em relação ao mês de novembro.
A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para que toda população redobre os cuidados não deixando de usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações.
Os sintomas gripais são muito parecidos com os da Covid-19, então fique atento e se achar necessário procure o Pronto Atendimento.
Por: Danilo Eliéser / Com informações da CCOM