Picos(PI), 01 de Julho de 2022
Picos(PI), 01 de Julho de 2022

Social
:::
TJ-PI instala novo centro para solução de conflitos no Piauí nesta sexta
Postado em 10/12/2021 por Redação
A nova unidade será instalada na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Clóvis Moura, em Teresina.
Tamanho da fonte A A
Universidade Estadual do Piauí, campus Clóvis Moura, em Teresina
Foto: Divulgação/UESPI

Em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-I) inaugura, na manhã desta sexta-feira (10), mais um Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). 

A nova unidade será instalada no campus Clóvis Moura, localizado na região do Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. Ao todo já são 21 CEJUSC em todo o Piauí, 12 deles espalhados apenas na capital.

Para a juíza Lucicleide Pereira Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a iniciativa está em consonância com o entendimento de responsabilidade social idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Significa que a política se fortalece a cada dia, em busca da solução consensual de conflitos, com intuito de sistematização de instrumentos efetivos para pacificação social e prevenção de litígios, rumo à humanização do Judiciário”, afirmou a magistrada.

Os CEJUSCs oferecem para a população o serviço de conciliação e mediação, por meio de profissionais capacitados, seja na fase processual ou ainda quando não há processo na Justiça, além do atendimento e a orientação às pessoas que possuem dúvidas e questões jurídicas. 

Dados do Nupemec mostram que, mensalmente, 1.200 pessoas são atendidas em médias pelos centros de conciliação no Estado com atendimentos de secretaria, orientação e encaminhamento, 400 delas somente nas unidades de Teresina. 

Resolutividade

Além de enfatizar a importância da criação de um centro de conciliação de conflitos na região do Grande Dirceu, o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJ-PI, destaca o impacto dos CEJUSCs para resolução célere das demandas que ali chegam.

“Isso vai desafogar os cartórios, juizados, entre outras demandas judiciárias e aquele determinado problema vai ser resolvido, com um resultado muito promissor e positivo, além de atender as partes que vão resolver suas questões mais rapidamente”, avalia o presidente.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652