Picos(PI), 18 de Maio de 2022
Picos(PI), 18 de Maio de 2022

Artigos
:::
ERRATA: Idoso que morreu vítima da Covid-19 foi vacinado contra o vírus
Postado em 07/11/2021 por Redação
Após divulgação errônea de informações pela SMS, familiares da vítima atestaram que o mesmo foi vacinado contra o novo vírus.
Tamanho da fonte A A
Imagem Ilustrativa
Foto:

Familiares do idoso de 91 anos que morreu em função de complicações da Covid-19 nesta quarta-feira (27), em Picos, entraram em contato com a nossa reportagem do Folha Atual esclarecendo que o mesmo recebeu doses imunizantes contra o novo vírus.

O idoso recebeu a primeira dose (CORONAVAC) no dia 11 de fevereiro de 2021. A segunda dose foi aplicada em 11 de março de 2021 e agora recentemente, no dia 21 de outubro de 2021, foi contemplado com o reforço vacinal do imunizante Pfizer, como atesta a imagem abaixo.

A família questionou e desmentiu a informação anterior divulgada pela setor de Vigilância Epidemiológica que informara que o idoso não havia sido vacinado contra o vírus. Esta mesma informação chegou a ser veiculada na matéria deste meio de comunicação que informava sobre a morte do idoso.

Diante dos fatos, entramos em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde  de Picos que confirmou o erro na divulgação das informações, justificando que a falha do não registro da vacina teria ocorrido no próprio sistema.

Em suma, o Portal Folha Atual se retrata de forma pública à família, buscando amenizar os constrangimentos provocados. 

Secretaria de Saúde de Picos emite nota!

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, por meio da Vigilância Epidemiológica vem a público informar e trazer uma retratação após divulgar uma informação equivocada no último boletim de casos da Covid-19 em Picos, acerca de um óbito registrado nesta quarta-feira, 27 de outubro, no Hospital Regional Justino Luz, decorrente de complicações causadas pela Covid-19.

Na informação divulgada pela assessoria de comunicação da SMS, constatava que o óbito de um idoso de 91 anos, da cidade de Picos, não havia sido vacinado com nenhuma das doses da vacina contra à Covid-19. Tal afirmação se deu devido a não encontrar os dados do indivíduo junto as plataformas do Ministério da Saúde a partir de uma busca feita através CPF do paciente. A falha ao encontrar a informação sobre o cadastro da vacinação do paciente em questão se deu através de problemas técnicos, em que o sistema apresentava oscilações no demonstrativo das informações, o que foi interpretado inicialmente pela Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica como paciente não vacinado.

Contudo, após uma nova busca e com o sistema voltando ao normal, constatou-se que o paciente havia sido vacinado contra à Covid-19 com o imunizante da Coronavac/Butantan, sendo a 1ª dose no dia 11/02/2021 e a 2ª dose em 11/03/2021.

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta o falecimento do paciente que veio a óbito em decorrência de complicações da Covid-19, ao tempo que reiteramos nossas sinceras desculpas aos familiares pelo equivoco divulgado no último boletim de casos da Covid-19 divulgado em nossas redes sociais e para a imprensa. Juntos venceremos a luta contra o Coronavírus.

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652