Cumprindo os apelos feitos pelo Santo Padre Papa Francisco na Carta Apostólica em forma de Moto Próprio, “Vos Estis Lux Mundi” (VELM), de 9 de maio de 2019, a Diocese de Picos instituiu na manhã desta terça-feira (05 de outubro) a Comissão para proteção de menores e pessoas em estado de vulnerabilidade.
O evento de apresentação dos membros da Comissão para proteção de menores e pessoas em estado de vulnerabilidade ocorreu na Igreja Catedral de Picos, contando com a presença dos membros da Comissão, do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e representantes da sociedade civil.
A Comissão é formada por Maria das Dores Rufino Costa (comunicadora), Irmã Maria Teresa Bezerra da Silva (pedagoga), Maria das Graças Moura (psicóloga), Dr. Johilse Tomaz da Silva (advogado) e pelo Pe. Paulo Henrique da Silva Oliveira (sacerdote).
Membros da comissão com Dom Plínio
A comissão tem por objetivo facilitar o acesso da população para denunciar possíveis casos de abusos e/ou pessoas em vulnerabilidade para que as devidas providências sejam tomadas seguindo as orientações do VELM (cf. art. 14º §1º), evitando o silêncio e/ou a ocultação desses crimes.
O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio, destacou a importância da criação da Comissão.
Dom Plínio falou sobre importancia da comissão
"Nós tivemos um ato da criação, nomeação e apresentação em público da Comissão Diocesana para proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade conforme as determinações do Santo Padre. A Comissão vai dar mais segurança para a gente. São pessoas de boa vontade e muito empenhadas em cumprir essa missão”, destacou Dom Plínio José.
Canais de contato para denúncias
A Comissão disponibilizou os seguintes canais de contato para acesso da população:
1 - Atendimento presencial: através de agendamento prévio, pelo celular: (89) 9 8823.3225 ou pelo e-mail: comissaodetutela@dp15.com, informando o assunto da denúncia;
2 - Correspondência pelos Correios: enviar carta registrada com AR endereçada à Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, pelo endereço: Rua Padre Madeira, 380 – Centro – CEP 64600-018 – Picos-PI;
3 - Correspondência em mãos: entregar a carta em envelope lacrado, endereçada à Comissão Diocesana para Proteção de Menores e Pessoas em Estado de Vulnerabilidade, na Cúria Diocesana, no endereço: Rua Padre Madeira, 380 – Centro – Picos-PI;
4 - Correio eletrônico: enviar a denúncia pelo e-mail: comissaodetutela@dp15.com.