Picos(PI), 18 de Abril de 2021
Picos(PI), 18 de Abril de 2021

Geral
:::
Dia do Jornalista: Profissionais falam sobre os desafios de informar frente à pandemia
Postado em 07/04/2021 por Redação
Reportagem do Folha Atual ouviu profissionais que atuam na grande região de Picos.
Tamanho da fonte A A
Jornalistas ouvidos pela reportagem
Foto: Reprodução

Ser jornalista é algo que envolve paixão e dedicação. Certamente, você já ouviu essa frase para descrever os profissionais que diariamente tem como missão/compromisso: levar informação à sociedade. Nesta quarta-feira (07 de abril) comemora-se o Dia do Jornalista e, por essa razão, o Portal Folha Atual entrevistou alguns representantes desta classe que atuam na grande região de Picos, assumindo o seu papel social de interlocutores da notícia.

Dar voz ao jornalista é um ato de reconhecimento ao seu trabalho e de homenageá-lo pela sua representatividade. Uma categoria que foi e continuará sendo essencial para a construção histórica da vida humana em meio aos inúmeros desafios.

Um destes profissionais que vestem literalmente a camisa, sai às ruas em busca dos fatos é o repórter e correspondente da TV Clube na região de Picos, Antônio Rocha. Contribuindo há muitos anos no jornalismo televisivo, Antônio destaca como principal desafio do jornalista atuar pautado na ética, primando pela apuração rigorosa dos fatos.

“Sobre os desafios do Jornalismo, são muitos, mas o principal desafio para o jornalista é manter uma atuação pautado na ética e no compromisso com uma apuração rigorosa dos fatos, nesse contexto, é preciso ter foco e saber que há uma responsabilidade muito grande no conteúdo que é produzido e divulgado. Outro desafio é fortalecer a classe para que conquiste o reconhecimento de sua importância para a democracia. Estamos em meio a uma pandemia, onde as equipes estão há mais de um ano nas ruas e até aqui pouco se falou em vacina para os profissionais da comunicação”, destacou o jornalista.

Antônio Rocha - Foto: Sávio Magalhães

Antônio Rocha reforça ainda que mesmo diante das dificuldades que surgem diariamente no exercício da profissão, o jornalista jamais pode acomodar-se e permanecer na ‘zona de conforto’.

“O jornalista jamais pode acomodar-se. Precisa sempre estar em busca de renovação e buscar sempre um novo olhar para os fatos, ouvir mais, ler mais e estudar para que a cada dia possa fazer o melhor”, pontuou.

Outra profissional dedicada e também apaixonada pelo Jornalismo é Bruna Raquel. Produtora e apresentadora de um importante jornal numa emissora de rádio de Picos, Bruna Raquel, reforça o papel do jornalista neste período crítico de pandemia.

“Ingressei no Curso de Comunicação Social da UESPI no ano de 2015 e me formei em 2018. Desde então venho atuando e no ano passado consegui me consolidar na Rádio FM Cidade Modelo, onde participo da produção e apresentação do principal jornal da emissora. O Curso de Jornalismo foi um curso que me identifiquei desde o início, era algo que sempre quis fazer. É um curso que me proporcionou diversos momentos importantes na minha vida pessoal, profissional. Hoje 07 de abril é uma data importante para refletir sobre o papel social do Jornalista perante a sociedade, principalmente nesse momento em que vivemos uma crise sanitária, econômica e social. Todo esse momento só mostrou o quanto o Jornalismo é importante, feito com a verdade, princípios. Sou jornalista com muito orgulho. É uma profissão que amo desenvolver, sigo aprendendo diariamente com os meus colegas que já estão no batente há mais tempo. Espero aprender muito mais e colaborar com o jornalismo na nossa região”, disse Bruna Raquel.

Bruna Raquel

Quem também corrobora com os desafios enfrentados pelo jornalista frente à pandemia é o assessor de Comunicação, Isael Pereira.

“Hoje é uma data importante para se comemorar e fazer também com que as pessoas possam refletir sobre o papel do jornalista na vida em sociedade. Imagine só no meio desta pandemia se não fosse os jornalistas para levar informação séria, verídica e de qualidade. Diariamente estamos expostos a esse vírus nas ruas, mas mesmo assim essa categoria a quem chamo de heróis não cruzaram os braços estão todos os dias no batente, levando informação à sociedade. Eu me sinto muito orgulhoso pela profissão que escolhi, é uma luta diária, mas amo o que faço e devemos unir cada vez mais a categoria”, frisou.

Isael Pereira

A jornalista e coordenadora do Curso de Comunicação Social da UESPI de Picos, Lana Krisna, foi também uma das profissionais ouvidas pela nossa reportagem. Ela lembra que cada nova demanda na sociedade nos faz repensar e atualizar o espaço de formação dos futuros jornalistas.

“Cada nova demanda na sociedade nos faz repensar e atualizar o espaço de formação dos futuros jornalistas, com a pandemia vivenciamos a necessidade e urgência sobre o manuseio de todas as tecnologias móveis, papel das redes sociais para divulgação das notícias e reportagens, a necessidade das agências de checagem dos fatos. Nosso foco sempre foi formar jornalistas éticos, que conheçam os pilares da profissão e que também estejam preparados para as novas demandas do mercado de trabalho, essas novas práticas já faziam parte do nosso currículo e até pouco tempo ainda era vistas como atividades do futuro, agora estão inseridas na rotina das redações. Aproveito o espaço para parabenizar toda imprensa picoense por toda coragem e empenho diante da cobertura deste momento que está sendo vivenciado pela humanidade, além de toda ética e profissionalismo de sempre!”, concluiu Lana Krisna.

O Portal Folha Atual também homenageia os jornalistas pela sua importância social, pelo seu papel de levar informação à sociedade com verdade e ética.

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652