Picos(PI), 18 de Abril de 2021
Picos(PI), 18 de Abril de 2021

Espaço Ecumênico
:::
Missa no Domingo de Ramos marca abertura da Semana Santa em Picos
Postado em 29/03/2021 por Edson Costa
Até o Domingo de Páscoa várias atividades religiosas acontecerão na Diocese.
Tamanho da fonte A A
Dom Plínio presidiu celebração de abertura da Semana Santa
Foto: dp15.com

Neste dia 28 de março de 2021, toda Diocese de Picos celebrou na Catedral e em todas as paroquias e áreas pastorais o “Domingo de Ramos”. O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa e é o dia em que a Igreja celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição.

Por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), não foi possível fazer procissão de Ramos da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, como era de costume.

A Celebração Eucarística teve início no interior da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, conforme prescrição do Missal Romano, que diz: “Quando não é possível fazer a procissão fora da igreja, a entrada do Senhor celebra-se dentro da igreja, com a entrada solene antes da Missa principal” (Missal Romano, n° 12, pág. 229).

Após a narração do evangelho de Mateus, que destacava a entrada de Jesus em Jerusalém e a comunidade ser aspergida com água benta pelo Pároco, Pe. Espedito Oliveira, Dom Plínio e Equipe Litúrgica saíram em procissão com os ramos nas mãos até o presbitério onde prosseguiu a Missa.

Seguindo o Decreto do Governo do Estado que prescreve o distanciamento de 30% das pessoas nos espaços físicos, muitos fiéis participaram da cerimônia de abertura da Semana mais importante do ano, a Semana Santa.

Na homília, Dom Plínio refletiu sobre a importância da celebração do Domingo de Ramos, dia em que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém. “O Domingo de Ramos é também o dia que abrimos a Semana Santa, a fim de que todos possa entrar nesta caminhada com Jesus, com o propósito de contempla a sua Ressurreição, movidos pela Palavra que nos foi anunciada e nos ajuda a vencer as dificuldades, os desânimos, os desinteresses que possam aparecer na nossa caminhada”.

Durante a Missa, também aconteceu a Coleta da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 que, com tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14) e este ano vai focar o apoio a iniciativas de ajuda para as pessoas e grupos superarem as dificuldades colocadas em suas vidas pela pandemia da Covid-19.

Até o Domingo de Páscoa, 04 de abril, prossegue uma séria de atividades religiosas nas 22 paróquias e sete áreas pastorais da Diocese de Pios que podem ser acompanhadas, seguindo as prescrições do “Decreto N° 19.550, de 26 de março de 2021, que dispões sobre as medidas sanitárias excepcionais a serem adotadas do dia 29 de março ao dia 04 de abril de 2021, em todo os Estado do Piauí, voltadas para o enfrentamento da COVID-19”.

Fonte: DP15.com

 

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652