Picos(PI), 08 de Março de 2021
Picos(PI), 08 de Março de 2021

Espaço Ecumênico
:::
Diocese de Picos abre oficialmente período Quaresmal e lança Campanha da Fraternidade 2021
Postado em 17/02/2021 por Edson Costa
Dom Plínio José conduziu todo momento, ao lado do padre Espedito.
Tamanho da fonte A A
Celebração foi presidida por Dom Plínio
Foto: Folha Atual

A Diocese de Picos abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro, o período Quaresmal com a tradicional missa de cinzas. A celebração teve início às 09h00, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, centro da cidade, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo padre Espedito Oliveira.

Nesta mesma manhã foi também lançada na Diocese, a Campanha da Fraternidade 2021, que pela 5ª vez consecutiva é realizada no Brasil de forma ecumênica, com a participação das Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), dentre as quais, a Igreja Católica Apostólica Romana.

Durante o lançamento foi apresentado o banner da campanha, o texto-base e o livrinho dos encontros em família e para celebrações da Via-Sacra, além da Equipe Diocesana e Paroquial da campanha.

Momento de lançamento da Campanha da Fraternidade

Neste ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica terá como tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Em razão da pandemia, a Diocese de Picos optou em não colocar na testa dos fiéis às cinzas, como de costume, sendo jogado de perto na cabeça dos fiéis, evitando assim, o contato físico.

Fiéis recebem cinzas

Em entrevista a nossa reportagem, Dom Plínio falou sobre o significado deste tempo. “Quaresma é um tempo próprio e valioso para o cristão voltar para Deus, ter proximidade com Ele, fazendo buscar exatamente não um destaque, mas a misericórdia de Deus, que é muito mais valiosa que qualquer tipo de elogio”, disse.

Dom Plínio, bispo de Picos

Sobre a Campanha da Fraternidade, Dom Plínio lembrou que o tema deste ano faz o chamamento para o diálogo, a aproximada com as pessoas, tendo respeito e o compromisso com a vida, de amor pelos irmãos.

“Já são 57 anos que acontece em nosso país, esta campanha de grande valor, onde nos ajuda a vivenciar o espírito quaresmal da penitencia, do arrependimento, mas também do compromisso sincero de proximidade de Deus através da fraternidade aos irmão que convivemos”, ressaltou Dom Plínio.

O padre Espedito Oliveira, que é pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, disse que a Igreja convida os fiéis para a conversão. “Hoje a Igreja se reúne para celebrar às cinzas e nesta oportunidade a Igreja chama a atenção de todos os fiéis para refletir sobre a necessidade de conversão, de reconhecer a nossa dimensão pecadora, mas não só parar nesta dimensão da consciência de pecado, mas ao mesmo tempo olhar para a expectativa da dimensão trazida para todos nós pelo próprio Cristo, então este tempo Quaresmal nos ajuda a seguir o caminho na busca de vencer o pecado”, finalizou o sacerdote.

Padre Espedito Oliveira

 

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652