Picos(PI), 19 de Janeiro de 2021
Picos(PI), 19 de Janeiro de 2021

Política
Renovação!
Vereadores eleitos pela primeira vez em Picos falam sobre a expectativa de assumir o mandato na Câmara Municipal
Postado em 15/12/2020 por Isael Pereira
Dos 15 vereadores eleitos em Picos, apenas 3 ainda não tinham assumido assento na Câmara de Vereadores.
Tamanho da fonte A A
Vereadores irão assumir seu primeiro mandato no dia 01 de janeiro de 2021.
Foto: Arquivo pessoal

Na próxima quinta-feira, 17 de dezembro, acontecerão às diplomações dos candidatos eleitos em Picos, tanto para prefeito e vice, como para os cargos de vereadores e 1º, 2º e 3º suplente de cada partido. A renovação da Câmara Municipal de Picos nas eleições do dia 15 de novembro deste ano foi de apenas 25%, sendo que dos 15 eleitos apenas 4 não estavam com assento na Câmara de Vereadores.

Dos quatro candidatos eleitos neste pleito, apenas três deles assumem o mandato no poder legislativo pela primeira vez, são Dr. Eriberto Barros (PP), Pedro Pio (PP) e Gilson Nunes (PTB). O candidato a vereador eleito Filó Portela (PP) está assumindo uma vaga na Câmara Municipal de Picos pela segunda vez, sendo que a primeira foi entre os anos 2012-2016.

Dr. Eriberto Barros

O médico urologista, Dr. Eriberto Barros (PP) foi candidato a vereador no município de Picos pela primeira vez. Em sua primeira tentativa de assumir uma vaga na Câmara Municipal, Dr. Eriberto Barros obteve êxito. O vereador eleito ficou em 2º lugar em número de votação para vereadores em Picos. Obteve 1.811 votos o que correspondeu a 4,29% do eleitorado picoense. O vereador eleito fala sobre a expectativa em assumir seu primeiro mandato.

“Estou com uma boa expectativa para assumir esse mandato. A gente quer inovar e dar uma renovada mesmo no perfil político da Câmara Municipal de Picos. Quero fazer um trabalho voltado para os interesses comuns da população, buscar melhorias, resolução de projetos que possam ser viabilizados e trazer bem estar, principalmente nas áreas da saúde e educação, contudo, sempre tentando olhar para todos os seguimentos, pois o trabalho do vereador é muito vasto”, afirmou Dr. Eriberto Barros.

O vereador eleito destaca que dentre as áreas que elencou que irá trabalhar, tem uma em especial que levantará a bandeira, que é a causa animal, pois segundo Eriberto Barros, além de buscar proporcionar tratamentos de saúde para os animais, irá elaborar projetos que visem dar tratamentos adequados para cachorros, gatos e outros animais que vivem soltos nas ruas.

Dr. Eriberto Barros acredita que a relação com o poder executivo será harmônica, pois segundo ele, os dois poderes devem trabalhar em parceria em prol da sociedade. “O poder legislativo é um fiscalizador e por isso temos que exercer nosso papel de forma ética. Será uma boa relação e juntos vamos construir melhor para Picos, pois minha intenção é essa, vir para somar”, afirmou Eriberto Barros.

Pedro Pio

Desde as eleições municipais de 2016 que Pedro Pio (PP) buscava uma vaga na Câmara de Vereadores em Picos, naquele pleito, Pedro Pio ficou como suplente de vereadores e não obteve êxito por uma mínima quantidade de votos. Agora em 2020, Pedro Pio se candidatou novamente e disputou a eleição. Dessa vez, conseguiu uma expressiva votação e foi eleito em 3º lugar dentre os 15 vereadores e obteve seu espaço na Câmara Municipal, pelos próximos quatro anos. Pedro Pio recebeu 1.741 votos o que equivale a 4,13% da votação. O então vereador eleito possui grande atuação na zona rural de Picos, como na região e povoados próximos ao Tabuleiro dos Pios.

Pedro Pio fala sobre o que a população de Picos pode esperar da sua atuação como representante do povo na Câmara de Vereadores do município e agradece a todos que depositaram um voto de confiança nele. “Agradeço a todos os picoenses que depositaram os 1.741 votos em mim, em especial a minha família que sempre esteve do meu lado e a todos os meus colaboradores e amigos que caminharam comigo em toda campanha em busca da vitória. Sempre defendi a bandeira da agricultura e logo de início irei trabalhar na defesa dos agricultores, como também nas áreas da saúde e educação”, falou Pedro Pio.

O vereador eleito conta que acredita no potencial do prefeito Gil Paraibano para administrar o município de Picos e fala que espera ter uma boa relação com o gestor. “Gil é um homem trabalhador que conhece a real situação do nosso município. Eu não tenho nenhuma dúvida que ele fará uma ótima administração”, disse Pedro Pio.

Sobre as articulações em torno da eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Picos, Pedro Pio, afirma que o grupo está unido e entraram em um consenso para que o escolhido seja um dos vereadores que compõe o PTB, partido ao qual apoiou a candidatura de Gil Paraibano e atualmente conta com três vereadores eleitos, Dalva Mocó, Gilson Nunes e Chaguinha.

Gilson Nunes

Há um bom tempo Gilson Nunes (PTB) já era filiado ao partido pelo qual foi eleito em Picos o PTB. Neste ano, devido a alguns acontecimentos políticos e através de um consenso entre a família Gonçalves Nunes, Gilson Nunes foi o escolhido para representar a família e as localidades em que sua tia Creusa Nunes já detinha de forte atuação política. No dia 15 de novembro Gilson e seus apoiadores comemoraram sua vitória como vereador eleito no município de Picos. Com o número de 1.508 votos, o que corresponde a 3,57% do eleitorado, Gilson Nunes ocupou a 10ª colocação e assumirá seu primeiro mandato como vereador.

Gilson Nunes explica como será sua forma de trabalhar e também fala sobre quais serão as suas principais bandeiras e lutas que irá buscar defender durante seu mandato. “As expectativas são as melhores possíveis, estou com muita vontade de trabalhar, principalmente, pelos mais necessitados e os menos assistidos pelo poder público. Pretendo primeiramente trabalhar pela saúde do nosso município que é a área que mais atuo, para estruturar mais ainda a saúde. Também, na área do desenvolvimento econômico pretendo ir atrás de indústrias para Picos, para melhorar o desemprego e fazer nossa cidade crescer cada vez mais”, disse Gilson Nunes.

O vereador eleito Gilson Nunes fala que a relação com o poder executivo será muito boa, pois segundo ele, irá trabalhar ao lado de dois grandes líderes e amigos Gil Paraibano e Zé Néri, assim como a vice-prefeita, Xandú Néri.

Gilson Nunes aproveita o espaço cedido pelo Jornal e Portal Folha Atual e agradece a seu eleitorado pela expressiva votação que recebeu. “Agradeço aos meus amigos e apoiadores, de agora em diante vou me esforçar para fazer um bom trabalho para honrar meus eleitores e meus compromissos de campanha. Mais uma vez obrigado a todos”, finalizou Gilson Nunes.

Todos os três vereadores que irão assumir pela primeira vez o mandato na Câmara Municipal de Picos fazem parte do grupo político do prefeito eleito Gil Paraibano (PP), que obteve 21.531 votos, equivalente a 51,96% da votação total.

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652