Picos(PI), 20 de Setembro de 2021
Picos(PI), 20 de Setembro de 2021

Espaço Ecumênico
:::
Dom Plínio Luz realiza visita às paróquias do Zonal III da Diocese de Picos
Postado em 23/10/2020 por Redação
visita foi um momento forte de proximidade e convivência fraterna.
Tamanho da fonte A A

Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (21) o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou uma visita pastoral ao Zonal III da Diocese de Picos, que é formado pelas Paróquias Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX-PI), Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Fronteiras-PI) e pela Área Pastoral Imaculada Conceição (São Julião-PI e Vila Nova do Piauí-PI).

A visita foi um momento forte de proximidade e convivência fraterna que teve a participação dos Padres Gregório Leal Lustosa, Gildo Coelho de Sousa, Francisco Ramires Barros Moura, as Religiosas Consagradas, Ir. Maria Augusta da Silva e Ir. Catarina Figueira de Siqueira, assim como, membros dos Conselhos da Paróquias e Área Pastoral mencionadas.

A programação do dia de encontro e saída missionária teve início com a Missa, às 6h da manhã, na Igreja Matriz de Fronteiras, transmitida ao vivo pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM (www.culturafmdepicos.com.br) e o YouTube Pascom FNT, seguida de partilha do café e encontro com as lideranças da Paróquia.

As atividades tiveram continuidade às 10h, em São Julião, o Bispo encontrou-se com as lideranças pastorais da Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição, em São Julião-PI. Na oportunidade, apoiadas pelo Pe. Gildo Coelho, Pároco, e Pe. Francisco Ramires, Vigário Paroquial, e pelas Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus, solicitaram a orientação do Bispo para encaminhamento do pedido de criação de paróquia, que será formada pelos dois municípios, São Julião e Vila Nova do Piauí. Ao que o bispo mostrou-Se favorável, orientando e motivando a comunidade a dar passos concretos nesta direção.

Às 15h, Dom Plínio, acompanhado pelos Padres Gregório Leal, Gildo Coelho e Francisco Ramires, visitou a Gruta São José, no município de Pio IX, lugar de beleza encantado e atração para a piedade popular. Às 17h, encontrou-se com os membros Conselho Pastoral Paroquial e o Pe. Gregório Leal, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio. Às 19h, Dom Plínio presidiu a Missa de encerramento da Visita na Igreja Matriz.

Nos encontros realizados durante o dia, nas duas paróquias e na área pastoral, ouve a partilha de informações sobre a caminhada pastoral nas paróquias e área pastoral visitadas neste tempo de pandemia. Dom Plínio respaldou-se nas orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), que motiva a atuar como comunidades eclesial missionária, construindo a casa do pão, da palavra, da caridade e da ação missionária, na cidade e na cultura urbana e também na Instrução da Congregação do Clero: “A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja”.

Dom Plínio destacou em suas falas o desejo de uma Igreja Diocesana, vivida concretamente nas paróquias, a partir dos eixos da sinodalidade, diálogo e comunhão e missionariedade, “Igreja em saída” ao encontro de todos, principalmente dos mais pobres e sofredores.

FONTE: DP15

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652