Picos(PI), 22 de Outubro de 2020
Picos(PI), 22 de Outubro de 2020

Municípios
:::
Municípios da região de Picos se destacam nas notas do IDEB
Postado em 18/09/2020 por Edson Costa
Índice apresentou notas dos Anos Iniciais, 4º e 5º Ano, e Anos Finais, 8º e 9º Ano.
Tamanho da fonte A A
Municípios avançaram nas notas do IDEB
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última terça-feira, 15 de setembro, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Pelo que mostram as notas relativas à 2019, os municípios da região de Picos têm registrados avanços, superando as metas projetadas para cada cidade.

O IDEB revela a qualidade do aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, considerando especialmente as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Pelo resultado, estados, municípios e escolas podem identificar suas dificuldades e traçar planos para melhorar o seu desempenho.

Aroeiras do Itaim

O educação do município de Aroeiras do Itaim obteve nota 5.3, nos Anos Iniciais, superando a meta projetada da cidade, que era de 4.9. Nos Anos Finais, o município faltou apenas um décimo para alcançar a meta, porém houve um avanço com relação ao último IDEB, de 2017, onde o município avançou de 3.7 para 4.1 este ano.

 

Caldeirão Grande do Piauí

Em Caldeirão Grande do Piauí, a meta projetada era 5.7, mas a educação municipal conseguiu se superar registrando a nota 5.9, no Anos Iniciais. Para os Anos Finais, o município também se superou com nota 4.9.

 

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí foi outro município em que os resultados da educação avançaram. O IDEB apresentou a nota 5.7, para os Anos Iniciais, e para os Anos Finais, o resultado pulou de 3.9, em 2017, para 4.8, também superando a meta projetada para o município, que é de 4.4.

 

Dom Expedito Lopes

Dom Expedito Lopes também está na relação dos municípios com excelentes resultados. Nos Anos Iniciais a educação avançou da nota de 5.0, em 2017, para 6.3, em 2019. Nos Anos Finais, a nota registrada de 5.4, ultrapassou a meta projetada pelo IDEB para o município, que é 4.7.

 

Francisco Santos

Em Francisco Santos, nos Anos Iniciais, o resultado superou o de 2017, sendo registrada nota 5.8, onde a nota projetada para o município neste ano, é 5.2. Nos Anos Finais, mesmo não alcançado ainda a meta, faltando apenas três décimos, mas houve uma avanço sendo registrada nota 4.9 com relação à última nota do IDEB.

 

Isaías Coelho

Outro município que obteve resultados excelentes foi Isaías Coelho. Em 2017, nos Anos Iniciais, o IDEB ficou em 4.6, aumentando neste último resultado para 5.9. Nos Anos finais houve também um avanço na nota, avançando de 4.0 para 4.6, superando a meta projetada do município, que é de 4.3.

 

Santana do Piauí

Em Santana do Piauí, a educação também avançou. Nos Anos Iniciais, a nota ficou em 5.5. Já para os Anos Finais, o IDEB registrou nota 4.8, faltando apenas um décimo para a nota projetada para o município, mesmo assim, houve avanço com relação a nota de 2017, que ficou em 4.4.

 

Santa Cruz do Piauí

Em Santa Cruz do Piauí, a nota avançou de 4.1, em 2017, para 6.2, nos Anos Iniciais. Para os Anos Finais, o IDEB registrou nota de 4.5, ficando apenas três décimos abaixo da meta projetada para o município, porém houve um avanço com relação à 2017, que registrou nota de 3.6.

 

São João da Canabrava

São João da Canabrava se destacou no estado. O município alcançou nos Anos Iniciais, nota 7.1, avançando de 5.0 em 2017. Nos Anos Finais a educação também avançou, obtendo nota 5.8, superando a meta projetada, que é 5.0.

 

São Luís do Piauí

Em São Luís do Piauí, o IDEB divulgou nota 5.6 para os Anos Iniciais, e para os Anos Finais, o resultado alcançado foi 5.2, ultrapassando a meta projetada para o município, que é de 4.3.

 

Simões

Já em Simões, conhecida como “Cida dos Ventos”, a nota saltou de 5.0, em 2017, para 6.7, nos Anos Iniciais. Para a educação ofertada nos Anos Finais, o IDEB registrou também avanço, quando foi divulgado nota 5.1.

Sobre os avanços relacionados as notas do IDEB, nossa reportagem conversou com o pedagogo, técnico em processo de ensino, estratégias e práticas de educação criativa e, diretor da INOVATY Assessoria e Consultoria, Edson Sá.

Edson Sá

“Estes resultados refletem em competência e compromisso pela educação plural e, que permite o desenvolvimento integral dos alunos e alunas. É importante frisar que esse indicador não é calculado apenas pelo teste de conhecimento, a avaliação cognitiva ou prova SAEB como comumente é assim descrita, soma-se ações articuladas da gestão educacional com os professores, técnicos de ensino, alunos e seus familiares, além de modernização dos espaços e recursos educacionais, incluindo uma boa qualificação profissional. Tudo isso é fruto de um trabalho primoroso, e de responsabilidade de seus gestores, apoiados por uma equipe que entende e faz educação transformadora e de conquistas”, disse o pedagogo Edson Sá.

Todas as notas e metas projetadas para os municípios brasileiros estão disponíveis no endereço eletrônico: http://ideb.inep.gov.br.

 

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Últimas:
  • 21/10/20 - Decreto emitido pela Prefeitura de Geminiano suspende atos de campanha que gerem aglomerações
  • 21/10/20 - Dom Expedito Lopes está há uma semana sem registrar novos casos da Covid-19
  • 21/10/20 - Naerton Moura realiza caminhadas e estreita contato com o povo em Sussuapara
  • 21/10/20 - Dois eleitores são multados em 53 mil reais por divulgar pesquisa sem registro em Jaicós
  • 19/10/20 - Em razão da pandemia, Festa do Vaqueiro de Itainópolis é adiada para 2021
  • 19/10/20 - Elvis Ramos amplia vantagem na disputa para prefeito em Ipiranga do Piauí e maioria chega a 18 pontos
  • 19/10/20 - Eudes Ribeiro e Gernilson Sobrinho inauguram comitê em Fronteiras com a presença de centenas de apoiadores
  • 16/10/20 - Ademar Bezerra renuncia candidatura a prefeito de São José do Piauí
  • 13/10/20 - Todos os pacientes testados positivos para Covid-19 em Francisco Santos estão curados
  • 13/10/20 - Secretaria de Saúde de Caldeirão Grande do Piauí registra apenas 01 paciente com Covid-19 no município
  • 10/10/20 - Nova pesquisa aponta ampla maioria de Eudes Agripino na disputa para prefeito de Fronteiras
  • 09/10/20 - Há 23 dias, Vera Mendes está sem registro de novos casos da Covid-19
  • 09/10/20 - Unidades Básicas de Saúde de Dom Expedito Lopes contam com salas especificas para atendimentos da Covid-19
  • 08/10/20 - Secretaria de Saúde de Geminiano divulga gráficos que demonstram situação da Covid-19 no município
  • 08/10/20 - Saúde de São João da Canabrava contrata psicóloga para atuar na promoção da saúde mental
  •  
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652