Picos(PI), 20 de Setembro de 2020
Picos(PI), 20 de Setembro de 2020

Polícia
:::
Comando do 4° BPM de Picos divulga balanço da Operação Vale do Guaribas
Postado em 31/01/2020 por Redação
Números sinalização uma redução sensível na criminalidade.
Tamanho da fonte A A
Operação Vale do Guaribas
Foto: ASCOM

Na manhã desta sexta-feira (31), o comando do 4° Batalhão de Polícia Militar (4°BPM), em Picos, divulgou o balanço geral da Fase I da Operação Vale do Guaribas, bem como apresentou comparativo dos índices criminais de janeiro de 2019 e 2020.

A Operação Vale do Guaribas foi deflagrada no dia 10 de janeiro do presente mês e está prevista para ser encerrada após o período de carnaval, onde foi intensificado policiamento nos bairros da cidade para coibir diversos crimes como o tráfico de drogas.

De acordo com o balanço divulgado pela PM, até esta quinta-feira (30) foram realizadas 3.597 abordagens a transeuntes, automóveis, motocicletas e ônibus. Houve uma sensível redução nos índices de ocorrência em relação ao período de janeiro do ano passado, que foram evidenciadas tanto no número absoluto quanto na natureza das mesmas.

Em razão dessas ações, ocorreu uma diminuição de 10%  no número do total de ocorrências, caindo de 135 para 122 o número total de ocorrências acionadas via 190 (EMERGÊNCIA POLICIAL) até ontem (30 de janeiro) .

O comandante do 4° BPM de Picos, Major Felipe, os números sinalizam uma redução, porém ainda há muito o que se fazer.

"Ainda há muito o que se fazer! Estamos traçando planos e metas a serem executadas para gerir e otimizar o policiamento na região, destacamos que estão sendo envidados esforços nesse sentido para a implantação do Sistema Mobile, que já existe na capital e em algumas cidades do interior, e que possibilita uma melhor gestão do policiamento, incrementando a fiscalização, o planejamento e a execução otimizada de estratégias operacionais”, frisou o comandante.

Números

Qualitativamente, os ganhos no combate ao crime foram ainda mais significativos, visto que houve um decréscimo substancial de ocorrências praticadas mediante violência e grave ameaça à pessoa, com a manutenção do registro zero de homicídio, mesmo quantitativo de 2019, mas com a redução de 83% no número de conduções por flagrante delito e, sobretudo, com redução 62,5% no número de registros roubos/furtos a transeuntes e diminuição de cerca de 78% de prática de crime de roubo/furto de veículos e motocicletas na cidade de Picos.

Desde o início da Operação Vale do Guaribas, pode-se destacar a apreensão de um total de cerca de 66kg de cocaína, em duas ocorrências distintas (com o registro histórico da maior apreensão de drogas realizada por um cão policial da PMPI, 64kg); a recuperação de uma carreta roubada na região de São João do Piauí; bem como a captura de três indivíduos foragidos da Justiça e do Sistema Penal.

* Com informações do 4° BPM

Edição Folha Atual

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652