Picos(PI), 08 de Dezembro de 2019
Picos(PI), 08 de Dezembro de 2019

Municípios
:::
Secretaria de saúde de Simões promove palestra sobre a importância da prevenção do câncer de próstata no novembro azul
Postado em 20/11/2019 por Jailson Dias
O prefeito Zé Wlisses que esteve presente na ocasião representando a primeira dama e também secretária de saúde
Tamanho da fonte A A
Palestra em Simões
Foto: Isadora Freitas

Em busca de promover o conhecimento e a prevenção do câncer de próstata no mês do “Novembro Azul”, a Secretaria de Saúde que tem a frente a primeira dama e secretaria Isámara Dantas do município de Simões promoveu uma palestra no auditório do CRAS, onde o Dr. Leonardo Brito foi o convidado para fornecer todas as informações de prevenção e alerta para o publico masculino presente. A Secretaria esta recebendo durante toda a semana todos os homens da cidade para a realização do exame de PSA.

O movimento mundial do Novembro Azul mundial acontece durante todo o mês com o intuito de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Prefeito Zé Wlisses

O prefeito Zé Wlisses que esteve presente na ocasião representando a primeira dama e também secretária de saúde, Isámara Dantas disse: “Toda a gestão do nosso município vem se preocupando em poder promover palestras de prevenção, já que a prevenção é o melhor caminho para cada ser humano, principalmente nos meses de Outubro e Novembro onde ambos são sobre a prevenção de câncer de mama e próstata. (…) Nossos postos de saúde e hospital estão apostos para tirar todas as dúvidas e a realização de exames do câncer de próstata. (…) Nós precisamos esclarecer a todos vocês com a ajuda de vários palestrantes sobre a hora certa de procurarem médicos e as medidas certas para se prevenir.”

Segundo o Ministério da Saúde, o exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer).

Vereador Francisco Ângelo

O Vereador Francisco Ângelo que também esteve presente no evento fez uso da palavra: “Nós homens, hoje, estamos de parabéns pelo público que se faz presente, gostaria de dizer que é de muita importância para nós homens que já tem 40 anos de idade de fazer o exame anualmente ou então de dois em dois anos. (…) O índice de morte de a cada 6 homens por doença, 1 é causada pelo câncer de próstata. (…) A gestão vem fazendo um excelente trabalho de prevenção, não apenas em relação as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, mas em todas as outras campanhas realizadas.”

Dr. Leonardo Brito

O palestrante Dr. Leonardo Brito responsável por passar todas as informações sobre a doença disse: “O Novembro foi o mês escolhido pelo Ministério da Saúde para promover campanhas que cuidem da saúde dos homens e especificamente do câncer da próstata, que é o que mais mata homens. (…) O homem tem que abrir para o fato de cuidar da saúde, pois infelizmente nós não temos esse hábito de nos cuidarmos. (…) Algumas pessoas tem a pré-disposição de ter o câncer de próstata, pois existe diferença entre a próstata grande e o câncer em si. (…) O novembro Azul veio justamente para descobrir se esse crescimento é normal ou se ele esta evoluindo para um quadro mais grave, então prevenir é melhor do que remediar.”

Estiveram presentes os vereadores Francisco Ângelo, o presidente da Câmara Joaquim Onório (Ademir), Pedro Custódio, a secretaria de educação Iris Elayne , o secretário Francisco Dogizete (Doge) e o Prefeito Zé Wlisses.

Fonte: piauiemfoco.com.br/ Isadora Freitas

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652