Picos(PI), 21 de Novembro de 2019
Picos(PI), 21 de Novembro de 2019

Geral
:::
Defesa Civil recupera muros de arrimo e escadas de acesso nos morros de Picos
Postado em 22/10/2019 por Jailson Dias
O secretário Antônio Afonso informou que tem trabalhado para garantir a segurança da população antes que tenha início o período chuvoso.
Tamanho da fonte A A
Pe. Walmir, vereador Afonsinho e Antônio Afonso vistoriam escadas recuperadas
Foto: Mateus Silva

Desde que foi instituída, em julho deste ano, a Secretaria de Defesa Civil de Picos, está realizando o trabalho de recuperação de muros de arrimo, galerias e escadas de acesso aos morros da cidade. Inicialmente estão recebendo as ações o Morro da Mariana e o bairro Paroquial, mas este trabalho deve se estender gradualmente. Na manhã da segunda-feira, 21, o prefeito Pe. Walmir Lima (PT), o titular da pasta, ex-vereador Antônio Afonso, e o vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), andaram nos pontos recuperados e naqueles que estão passando por reforma.

O prefeito se disse satisfeito com o trabalho uma vez que as pessoas que moram nas encostas dos morros também estão. A recuperação dos muros de arrimo e a limpeza das galerias é fundamental para que as residências estejam seguras durante o período chuvoso de 2020.

O secretário Antônio Afonso informou que tem trabalhado para garantir a segurança da população antes que tenha início o período chuvoso. O trabalho teve início com a limpeza das galerias do bairro Paroquial e seguiu com a recuperação das escadas de acesso aos morros da cidade. “Já fizemos limpezas, colocamos no nível, aí viemos para as escadas e estamos terminando essa fase do Morro da Mariana, faremos as recuperações dos muros de arrimo, para fazer nova limpeza nas galerias”, comentou.

Ele listou que foram recuperadas as escadas da Rua Coronel Antônio Rodrigues, onde foi colocando um corrimão, da Rua Olavo Bilac, da escada do Banco do Brasil (o seu início fica em frente a esse banco, nas imediações da Praça Félix Pacheco), da escada do bairro São Vicente e do Mestre Abrão. “Já foram todas recuperadas, com recursos próprios do município, com o apoio do prefeito Pe. Walmir, que está nos dando autonomia, com uma equipe dividida em dez homens, é uma equipe muito boa”, declarou.

Na continuidade desse trabalho, Antônio Afonso informou que vai recuperar e construir escadas no bairro Paroquial, além da construção de muros de arrimo. Depois disso, será a vez do bairro São José, onde existem muitas escadas de acesso. “Estamos fazendo por etapa, olhando as áreas de mais risco, e já vamos para o bairro São José, se possível, já destacaremos uma equipe para lá”, frisou.

O vereador Afonsino declarou que o objetivo da instituição da pasta da Defesa Civil, defendida por ele, foi o atendimento às pessoas que moram nos morros da cidade, dentre outras necessidades. Ele lembrou que a limpeza das galerias era a prioridade inicial, o que já foi feito, partindo depois para a recuperação das escadas.

“O próximo passo é ir para o bairro Paroquial, terminar o paredão, algumas escadas e muros de arrimo, e a Defesa Civil já entrou com um pedido no Ministério da Integração Nacional pedindo a operação carro-pipa para a cidade”, declarou.

Parte superior do murro de arrimo no bairro Paroquial em construção

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652