Picos(PI), 21 de Novembro de 2019
Picos(PI), 21 de Novembro de 2019

Geral
MOBILIZAÇÃO!
Saúde de Paquetá do Piauí promove atividades do 'Outubro Rosa'
Postado em 17/10/2019 por Edson Costa
Informações sobre o câncer de mama e do colo do útero foram repassadas.
Tamanho da fonte A A
Diversas informações de saúde foram repassadas
Foto: Isael Pereira

Por: Isael Pereira

A Secretaria Municipal de Saúde de Paquetá do Piauí promoveu nesta quarta-feira, (16), uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa. As ações foram voltadas para informar e tirar dúvidas sobre o câncer de mama e do colo do útero, além de atividades que impulsionaram a prática de exercício físico e um momento de beleza. Os encontros aconteceram na Quadra Poliesportiva e na Unidade Básica de Saúde “Roberval de Moura”.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

As ações tiveram início com alongamentos e dinâmicas voltadas para as atividades físicas, coordenados pelo educador físico, Vicente.

Em seguida, a professora de zumba, Joyce Silva, pôs todos os presentes para dançaram. O momento foi de descontração e fomentou a importância da dança para ajudar numa série de fatores.

Após estes momentos, as pessoas foram convidadas a se dirigirem até a UBS Roberval de Moura, onde participaram de ações informativas.

As enfermeiras Conceição Portela, Carla Poliana e Fabiana trouxeram aos participantes uma série de dicas e instruções sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Equipe da saúde coordenou mobilização

A enfermeira Conceição Portela reafirma o objetivo do encontro e sua importância. “Estas ações são voltadas para a saúde e prevenção da mulher. Focamos na importância desses exames, na prevenção, levando em conta que o câncer de mama e colo de útero são as maiores causas de morte das mulheres. Estamos fazendo o levantamento das mulheres do município, realizando o auto-exame das mamas. Temos duas estratégias da Saúde da Família, aqui na sede e no Pai Amaro, realizamos a programação e estamos trabalhando estas ações desde o início do mês”, afirmou Conceição Portela.

Enfermeira Conceição Portela

Em paralelo com os momentos informativos, as mulheres presentes puderam participar de um momento de beleza, onde as mesmas eram maquiadas pela maquiadora Nicole Moura. Após as palestras, todos foram convidados a desfrutarem de um café da manhã.

Maquiagens foram oferecidas no evento

O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde, através do secretário, Marcos Valério, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí. O secretário destacou que a pasta a qual está à frente, vem procurando ajudar todas as mulheres neste sentido e abraçou a campanha do Outubro Rosa.

Marcos Valério, secretário de saúde

“Esse contato com o povo é muito importante, eles abraçaram junto com nós a causa. Esse mês de outubro vem como um reforço para a prevenção destas doenças, mas a Secretaria de Saúde oferta estes diversos serviços durante todo o ano. Estamos repassando informações e montamos uma programação muito especial para todas as mulheres”, finalizou Marcos Valério.

Durante a parte da tarde, as mulheres puderam participar de atendimentos médicos, a fim de receberem mais instruções e orientações para a realização de exames.

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652