Picos(PI), 08 de Dezembro de 2019
Picos(PI), 08 de Dezembro de 2019

Saúde
MAIS SAÚDE!
Andar de bike faz bem para a pele, coração, além de reduzir risco de depressão: Veja
Postado em 14/10/2019 por Edson Costa
Vários os benefícios para as pessoas que andam de bicicleta frequentemente.
Tamanho da fonte A A
Andar de bicicleta faz bem para a saúde
Foto: felizsaude.com.br

Talvez este esporte você já até mesmo pratique mas não sabe os benefícios para a sua saúde, para estar em forma e saudável, você precisa estar fisicamente ativo. A atividade física regular pode ajudar a protegê-lo de doenças graves, como obesidade, doenças cardíacas, câncer, doenças mentais, diabetes e artrite.

Sem dúvidas, andar de bicicleta regularmente é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário.

O ciclismo é um exercício saudável e de baixo impacto que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades, desde crianças pequenas até adultos mais velhos. Também é divertido, barato e bom para o meio ambiente.

Ir ao trabalho ou às lojas é uma das maneiras mais eficientes de combinar exercícios regulares com sua rotina diária. Estima-se que um bilhão de pessoas andam de bicicleta todos os dias – para transporte, recreação e esporte.

Andar de bicicleta faz bem para saúde

Leva apenas de duas a quatro horas por semana para alcançar uma melhora geral em sua saúde. Andar de bicicleta é:

Baixo impacto – causa menos tensão e lesões do que a maioria das outras formas de exercício.
Um bom treino muscular – andar de bicicleta usa todos os principais grupos musculares enquanto você pedalar.

Fácil – ao contrário de alguns outros esportes, o ciclismo não requer altos níveis de habilidade física. A maioria das pessoas sabe andar de bicicleta e, depois de aprender, você não se esquece.

Bom para força e resistência – o ciclismo aumenta a resistência, força e condicionamento aeróbico.
Tão intenso quanto você quiser – o ciclismo pode ser feito em intensidade muito baixa para começar, se estiver se recuperando de uma lesão ou doença, mas pode ser montado em um exercício físico exigente.

Uma maneira divertida de entrar em forma – a aventura e o zumbido que você tem ao descer ladeiras e estar ao ar livre significa que é mais provável que você continue a pedalar regularmente, em comparação com outras atividades físicas que o mantêm dentro de casa ou exigem horários ou lugares especiais.

Tempo eficiente – como um meio de transporte, o ciclismo substitui o tempo (sentado) sedentário (a) gasto dirigindo veículos motorizados ou usando bondes, trens ou ônibus com exercícios saudáveis….

Benefícios para a saúde do ciclismo de modo regular

O ciclismo é principalmente uma atividade aeróbica, o que significa que o coração, os vasos sangüíneos e os pulmões se exercitam.

Você respirará mais profundamente, transpirará e experimentará uma temperatura corporal aumentada, o que melhorará seu nível geral de condicionamento físico.

Os principais benefícios de saúde do ciclismo regular incluem:

aumento da aptidão cardiovascular
aumento da força e flexibilidade muscular
Melhoria da mobilidade das articulações
diminuição dos níveis de estresse
melhor postura e coordenação
ossos fortalecidos
diminuição dos níveis de gordura corporal
prevenção ou manejo da doença
redução da ansiedade e depressão.

Ciclismo e problemas específicos de saúde

O ciclismo pode melhorar a saúde física e mental e reduzir as chances de sofrer muitos problemas de saúde.

Obesidade e controle de peso

Andar de bicicleta é uma boa maneira de controlar ou reduzir o peso, pois aumenta sua taxa metabólica, constrói músculos e queima gordura corporal.

Se você está tentando perder peso, o ciclismo deve ser combinado com um plano de alimentação saudável.

Andar de bicicleta é uma forma confortável de exercício e você pode mudar o tempo e a intensidade – pode ser construído lentamente e variado para se adequar a você.

A pesquisa sugere que você deve estar queimando pelo menos 8.400 quilojoules (cerca de 2.000 calorias) por semana através de exercícios. Ciclismo constante queima cerca de 1.200 quilojoules (cerca de 300 calorias) por hora.

Se você pedalar duas vezes por dia, os quilojoules queimados logo se acumulam. Pesquisas britânicas mostram que um passeio de bicicleta de meia hora todos os dias vai queimar quase cinco quilos de gordura ao longo de um ano.

Doença cardiovascular e ciclismo

As doenças cardiovasculares incluem acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e ataque cardíaco. O ciclismo regular estimula e melhora o coração, os pulmões e a circulação, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

O ciclismo fortalece os músculos do coração, reduz o pulso em repouso e reduz os níveis de gordura no sangue.

A pesquisa também mostra que as pessoas que pedalam para o trabalho têm de duas a três vezes menos exposição à poluição do que os passageiros de carros, de modo que sua função pulmonar é melhorada.

Um estudo dinamarquês conduzido ao longo de 14 anos com 30.000 pessoas de 20 a 93 anos descobriu que o ciclismo regular protegia as pessoas de doenças cardíacas.

Câncer e ciclismo

Muitos pesquisadores estudaram a relação entre exercício e câncer, especialmente câncer de cólon e de mama. A pesquisa mostrou que, se você pedalar, a chance de câncer no intestino é reduzida. Algumas evidências sugerem que o ciclismo regular reduz o risco de câncer de mama.

Diabetes e ciclismo

A taxa de diabetes tipo 2 está aumentando e é um sério problema de saúde pública. A falta de atividade física é considerada a principal razão pela qual as pessoas desenvolvem essa condição. Pesquisas em larga escala na Finlândia descobriram que as pessoas que pedalavam por mais de 30 minutos por dia tinham um risco 40% menor de desenvolver diabetes.

Lesões ósseas, artrite e ciclismo

O ciclismo melhora a força, o equilíbrio e a coordenação. Também pode ajudar a prevenir quedas e fraturas. Andar de bicicleta é uma forma ideal de exercício se você tem osteoartrite, porque é um exercício de baixo impacto que coloca pouco estresse nas articulações.

O ciclismo não ajuda especificamente a osteoporose (doença que afina os ossos), porque não é um exercício de sustentação de peso.

Doença mental e ciclismo

Condições de saúde mental, como depressão, estresse e ansiedade, podem ser reduzidas com o uso regular de bicicletas. Isso se deve aos efeitos do exercício em si e ao prazer que a bicicleta pode trazer.

Fonte: felizsaude.com.br

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652