Picos(PI), 23 de Outubro de 2019
Picos(PI), 23 de Outubro de 2019

Municípios
::::
Em Caldeirão Grande, Conferência discute a Assistência Social como direito do povo
Postado em 20/09/2019 por Edson Costa
O evento teve como objetivos analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS.
Tamanho da fonte A A
Melhorias foram debatidas no encontro
Foto: Odaliana Carvalho

“Assistência Social: Direito do Povo, co-financiamento Público e Participação Social”. Esse foi o tema da XI Conferência Municipal de Assistência Social, realizada quarta-feira,18 de setembro, no município de Caldeirão Grande do Piauí.

CONFIRA TODAS AS IMAGENS!

O evento aconteceu no auditório Maria Santa de Alencar, promovida pela Prefeitura de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, quando  reuniu órgãos e entidades que atuam na rede do Sistema Único  de Assistência Social, além de usuários e representantes da gestão pública e a  sociedade civil.

O evento teve como objetivos analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social(SUAS),  na perspectiva da valorização dos trabalhadores da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas,  projetos e benefícios, além de eleger os delegados da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.

Durante a Conferência foi  discutido  e avaliado as ações voltadas para a política de assistência social em Caldeirão Grande do Piauí, bem como, foi debatido e articuladas novas propostas para a área, definindo prioridades nas políticas públicas voltadas para o  social.

Na solenidade de abertura, inicialmente aconteceu a entoação do hino nacional conduzido pela banda marcial. Em seguida a secretária de Assistência Social, Luciana Carvalho, se pronunciou.

Luciana Carvalho, secretária de Assistência Social

Ela definiu a conferência como ato democrático e frisou sobre o tema. “A conferência dessa vez, trouxe um tema muito interessante, no qual, vamos discutir ações para serem executadas em Caldeirão Grande.  Os três norteadores diz muito sobre a política de Assistência Social, pois trabalhamos buscando a inclusão social e levar as políticas públicas para quem dela precisa”, destacou a gestora dando as boas vidas a todos.

O prefeito de Caldeirão Grande, João Vianney, destacou a importância do evento.  Que possamos propor metas, principalmente, voltadas ao co-financiamento, pois é nosso gargalho maior. As políticas públicas do atual presidente, não vão de encontro com as nossas, no tocante aos repasses que estão atrasados.  A assistência social é a porta de entrada dos mais carentes, então nos que fazemos a gestão pública estamos muito preocupados com essa atual situação”, disse.

Prefeito João Vianney

“Como estamos em uma conferência em que vamos planejar ações para os próximos anos, é importante que na hora de propor as diretrizes, os direitos do povo sejam  preservados”, destacou o chefe do Poder Executivo municipal.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social,  Viviane Costa, abriu oficialmente os trabalhos. “A  conferência é momento importante para política  de Assistência Social, onde vamos debater e propor melhorias que atendam as necessidades dos usurários do SUAS “, disse.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, aconteceu  apresentações culturais,  com destaque para uma encenação feita pelos adolescentes do SCFV, abordando sobre a inclusão social.

A palestra magna foi ministrada pela assistente social,  Érica Goes, que explanou sobre a temática e apresentou os eixos norteadores da conferência. Para a conferencista,  o evento é o momento de discutir e sugerir as demandas  do município. “Esta é a oportunidade que temos de construirmos juntos uma política de assistência social igualitária e que garanta os direitos dos usuários, principalmente, diante da situação atual, onde está havendo um retrocesso das ações voltadas para essa política ”, disse.

Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos e trabalharam três  eixos temáticos propostos: eixo 1 – a Assistência Social é direito do cidadão e dever do estado; eixo 2 – Financiamento do SUAS; e eixo 3 – Democracia e controle social no SUAS.

Logo após, houve a sistematização das propostas, plenária. Dentre as propostas apresentadas pelos grupos de trabalho, estão importantes deliberações, como garantir o repasse financeiro revendo percentual repassado, criar lei de regulamentação de cargos e salários para os trabalhadores do SUAS,  criação de núcleos estaduais especializado para atendimento dos usuários das políticas de assistência social e facilitar o acesso aos usuários do SUAS, dentre outros.

Por fim,  foi realizado a escolha de delegados que irão representar o município  na Conferência Estadual prevista para o mês de outubro. As eleitas foram Viviane da Costa e Francisca de Alencar, como titulares, e Valdirene Santos e Maria Sousa, como suplentes.

Delegadas escolhidas para a Conferência Estadual

Por Odaliana Carvalho/cidadesnanet

 

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652