Picos(PI), 23 de Outubro de 2019
Picos(PI), 23 de Outubro de 2019

Municípios
::::
Prefeitura de Vera Mendes realiza a XII Conferência Municipal de Assistência Social
Postado em 19/09/2019 por Edson Costa
Delegados foram eleitos e representarão o município na etapa estadual.
Tamanho da fonte A A
Participantes da conferência
Foto: Isael Pereira

Por: Isael Pereira

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes através do prefeito Milton Oliveira, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou nesta quinta-feira, 19 de setembro, a XII Conferência Municipal de Assistência Social. O momento reuniu gestores, funcionários da administração municipal e membros da sociedade civil. As atividades aconteceram no Auditório da Prefeitura.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, e eleger delegados para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

O momento teve início com a formação da mesa de honra, onde os membros foram convidados a cantarem o hino municipal de Vera Mendes. Em seguida, a vice-presidente do CMAS, Simária Alves, declarou a abertura dos trabalhos da conferência. A jovem, Maysaniele ainda cantou uma música na abertura do evento.

Autoridades estiveram presentes no encontro

A secretária de assistência social, Andreia Sampaio, falou sobre a importância de reunir as pessoas e discutir propostas para melhorar a realidade dos usuários e colaboradores do social do município.

Andreia Sampaio, secretária

“Estamos vendo na mídia, diariamente, os cortes na assistência social, então, a gente estar discutindo e revendo as metas que sempre aparecem, é importante, para que possamos tentar conter e passarmos a receber os repasses estaduais e federais. Com essa conferência, viemos para retificar e tentar conseguir que seja efetivado e funcione com mais qualidade os serviços da assistência social”, falou Andreia Sampaio.

Durante a conferência, os participantes foram contemplados com uma palestra, ministrada pela assistente social, Jakeline Borges, que abordou os históricos do social, como os direitos e deveres dos cidadãos. Também discutiu os seguintes eixos temáticos, I – A Assistência Social é um Direito do Cidadão e dever do Estado; II – Política Pública tem que ter financiamento Público; III – A Participação Popular Garante a Democracia e Controle da Sociedade.

Palestra foi proferida pela assistente social, Jakeline Borges

Após a palestra, os participante foram divididos em 3 grupos, onde cada equipe discutiu uma das temáticas dos eixos. Os conferencistas no ato das discussões abordaram propostas a nível municipal, estadual e da união. Após os debates, partilharam com a plenária.

Participantes discutem melhorias em grupos

Representando o prefeito municipal, o vice-prefeito Caçulinha, diz que este momento ao qual participou foi de extrema importância e acredita que a assembleia trará bons frutos ao município. “Foi uma honra participar deste trabalho, pois aprendemos muito, agradeço a todos que participaram conosco. Gostei muito de todas as explicações e discussões aqui expostas, e vamos correr atrás de mais melhorias para a assistência social”, disse Caçulinha.

Caçulinha representou prefeito no evento

Delegados

Foram eleitos de forma democrática os delegados titulares, Erismar Silva, representando a sociedade civil e Mariany Campos, representante de associações governamentais, seguido de seus suplentes, podendo representar o município na conferência estadual que acontecerá em outubro, se os titulares não participarem por motivos maiores, Simária Alves e Sabrina Sousa.

Delegadas que irão representar o município na Conferência Estadual

No final foi entregue certificados para os participantes e servido um almoço para todos os presentes.

Participantes receberam certificados

Além das autoridades presentes citadas na matéria, participaram da conferência a primeira-dama e secretária de saúde, Gardênia Oliveira, secretária de educação, Elisângela, conselheiros tutelares, vereadores e demais membros da administração municipal e sociedade civil.

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652