Picos(PI), 23 de Outubro de 2019
Picos(PI), 23 de Outubro de 2019

Municípios
::::
XI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Isaías Coelho
Postado em 19/09/2019 por Edson Costa
Melhorias foram debatidas para a área do social.
Tamanho da fonte A A
Autoridades e sociedade estiveram presentes
Foto: Isael Pereira

Por: Isael Pereira

O município de Isaías Coelho realizou nesta quarta-feira, 18 de setembro, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro foi convocado pela Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A assembleia aconteceu no auditório do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, e eleger delegados para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

Os participantes se credenciavam assim que chegavam ao auditório e logo em seguida se direcionavam para tomar café. O momento teve início com a formação do espaço de honra, ocasião em que a presidente do CMAS, Francirene Santana declarou aberto os trabalhos da Conferência.

Participantes da conferência

No momento dos discursos, o prefeito de Isaías Coelho, Dr. Francisco Eudes Castelo Branco, saudou os presentes e falou sobre a importância da atuação da Secretaria de Assistência Social e frisou sobre o processo de financiamento necessário para a realização das ações.

Prefeito falou da importancia das ações do social

“A Secretaria de Assistência Social é muito importante em todas as esferas, desde o Conselho Tutelar, as psicólogas, assistentes sociais que fazem este acompanhamento com idosos, crianças e adolescentes, que desenvolvem trabalhos que os retiram de um meio de vulnerabilidade social ruim, para melhorar a convivência dos mesmos. Contudo, toda política para funcionar precisa de financiamento e o que recebemos é muito pequeno. Precisamos discutir esse financiamento”, frisou o gestor.

Na ocasião, a assistente social, Jakeline Borges, proferiu uma palestra durante a assembleia, onde abordou na discussão, desde o processo histórico de direitos relacionados a assistência social, como os três eixos propostos pela Conferência deste ano, I – A Assistência Social é um Direito do Cidadão e dever do Estado; II – Política Pública tem que ter financiamento Público; III - Participação Popular Garante a Democracia e Controle da Sociedade.

Jakeline Borges falou sobre a temática da conferência

Ao final deste momento, os participantes foram divididos em três grupos, onde cada equipe, abordou uma temática referente aos três eixos apresentados, a fim de elencar propostas a nível municipal, estadual e federal. Após a reunião em grupos socializaram as propostas que cada equipe escreveu.

Participantes nos trabalhos em grupo

No final foram eleitos de forma democrática os delegados titulares, Alcino José, representando a sociedade civil e Alla Nane, representante de associações governamentais, seguido de seus suplentes, podendo representar o município na conferência estadual que acontecerá em outubro, se os titulares não participarem por motivos maiores, Domingos Rodrigues e Francirene Santana.

Espírito Santo com delegados escolhidos

A secretária de assistência social, Espírito Santo, contou que está agradecida ao povo do município, pois segundo a gestora, abraçaram a causa e participaram da assembleia com muita empolgação. “Eu agradeço a cada um que se empenhou para a conferência. Estou muito feliz, pois aconteceu a participação de diversos grupos, que são fieis, ao nosso CRAS E CREAS. Peço a Deus que nos encaminhe para os caminhos do bem e que estas ações que alavancamos hoje, possam surtir bons frutos ao nosso município”, finalizou a secretária.

Secretária agradeceu presença de todos

Ao final da plenária, Espírito Santo, entregou aos participantes, certificados de participação do evento e convidou os mesmos para desfrutarem de um almoço.

Certificados foram entregues para os participantes

Diversos membros da gestão municipal participaram do momento, como vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, conselheiros tutelares e funcionários diversos.

 

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652