Picos(PI), 23 de Outubro de 2019
Picos(PI), 23 de Outubro de 2019

Municípios
DEBATES!
Dom Expedito Lopes realiza X Conferência Municipal de Assistência Social
Postado em 18/09/2019 por Edson Costa
O evento foi cenário de discussões e levantamento de sugestões para a etapa estadual.
Tamanho da fonte A A
Comunidade esteve presente no evento
Foto: Isael Pereira

Por: Isael Pereira

A Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes através da Secretaria de Assistência Social realizou juntamente com a sociedade civil organizada, a X Conferência Municipal de Assistência Social. A assembleia aconteceu nesta terça-feira, 17 de setembro, das 08:00 às 14:00 horas, no Auditório da Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, e eleger delegados para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

O momento teve início com o credenciamento dos participantes e logo em seguida, os mesmos foram convidados a participarem de um café da manhã.

Momento do credenciamento

Retornando as formalidades, foi composta a mesa de honra, com autoridades políticas e personalidades presentes. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Núbia Alves, declarou aberto os trabalhos da conferência. Em seguida a fala foi facultada a mesa, onde Marcídio Moura, falou representando o prefeito municipal, Valmir Barbosa.

Marcídio Moura representou o prefeito

Uma apresentação cultural foi realizada

A programação teve continuidade com a leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência. Na ocasião, a assistente social, Jakeline Borges, proferiu uma palestra durante a assembleia sobre a temática abordada, e como é importante a participação popular neste momento.

Jakeline Borges proferiu a palestra

“A Conferência tem como tema ‘Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social’. Convocamos a sociedade civil organizada, representantes de organizações governamentais e não governamentais e usuários da política de assistência social, para juntos discutirmos os rumos da política social piauiense. Nós, enquanto município, estamos fazendo o nosso papel que é discutir a assistência social. Avalio a participação popular como positiva, as pessoas estão participando dos debates e dos grupos de trabalho”, falou Jakeline Borges.

Após a palestra os participantes foram divididos em três grupos abordando, cada um, os eixos temáticos propostos pela conferência. I – A Assistência Social é um Direito do Cidadão e dever do Estado; II – Política Pública tem que ter financiamento Público; III – A Participação Popular Garante a Democracia e Controle da Sociedade. Ao final deste momento, os participantes socializaram as propostas que cada grupo elencou.

Participantes se dividiram em grupos

Jordani Ferreira, secretário de assistência social de Dom Expedito Lopes, falou sobre a importância da realização do momento, onde dá a oportunidade de todos os cidadãos do município se expressarem acerca das temáticas propostas.

Jordani Ferreira, secretário

“Damos ao povo o papel de controle social, onde eles podem dar opinião, intervir e propor melhorias para as políticas de assistência social. Iremos delegar dois delegados, um da sociedade civil e outro das organizações governamentais, e ainda mais dois suplentes, um para cada, que irão nos representar na Conferência Estadual, onde espero que estas pessoas tenham interesse de nos representar bem”, frisou o secretário.

Delegados

Foram eleitos de forma democrática os delegados titulares, Pastor Cícero representando a sociedade civil e Núbia Alves, representante de associações governamentais, seguido de seus suplentes, podendo representar o município na conferência estadual que acontecerá em outubro, se os titulares não participarem por motivos maiores, Ana Beatriz e Francisca Mary.

Delegados escolhidos na conferência

Ao final da plenária, o secretário de assistência social, Jordani Ferreira, entregou aos participantes o certificado de participação do evento.

Certificados foram entregues no final do evento

 

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652