Picos(PI), 23 de Outubro de 2019
Picos(PI), 23 de Outubro de 2019

Educação
:::
IMH conquista 8 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia e garante vaga na etapa nacional
Postado em 02/09/2019 por Redação
27 alunos Cordimarianos participaram da OBG.
Tamanho da fonte A A
Alunos que participaram da V OBG
Foto: Folha Atual

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) conquistou resultado de excelência na V Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) durante etapa estadual. A instituição de ensino foi premiada com oito medalhas entre bronze, prata e ouro, resultado que garantiu vaga na etapa nacional.

A participação do IMH na OBG contou com 9 equipes, num total de 27 alunos. A aplicação das provas ocorreu durante três semanas no mês de agosto, um processo de estudo, pesquisa e avaliação do conhecimento.

A aluna do IMH medalhista com Ouro na V OBG, Iasmim Vitória Alves, falou do esforço e dedicação dos envolvidos na conquista do resultado.

“É muito gratificante porque você sempre se vê para pesquisar, ir atrás dos resultados. É muito honroso ver esse trabalho sendo reconhecido. Foram três semanas vindo na escola, questionando com a professora, pesquisando, mas o mais importante é o aprendizado no final de tudo. Eu aprendi coisas que jamais aprenderia normalmente”, afirmou a aluna.

Iasmim Vitória

Quem também fala com alegria da experiência de participação na OBG foi a aluna medalhista com prata, Thaís Karine Santos. Ela destaca a intensa preparação que as equipes passaram para garantir o bom desempenho na Olimpíada.

“Foi uma experiência única, ímpar, incrível, maravilhosa. Foi cansativo, foram três semanas de atividades na escola, tendo prova, tendo tudo. Mas mesmo assim, sentíamos uma vontade enorme de continuar pesquisando, vir a escola, pois o conhecimento agregado na mente de cada um é enorme, muito vasto. Toda minha gratidão a professora Lourdes, a toda equipe coordenadora por ter auxiliado nessa caminhada. Próxima edição estarei participando novamente, indo adiante para conquistar o ouro”, agradeceu Thaís Karine Santos.

Thaís Karine

Aluno ouro na V OBG e que conquistou vaga no certame nacional, Ryan Paulo, destaca a felicidade em poder representar o IMH, o Estado do Piauí na etapa em São Paulo.

“Participamos ano passado e desta vez seguimos confiantes novamente e angariamos essa conquista. Durante três semanas resolvemos questões na escola, foi bastante cansativo, difícil. Ficamos muito felizes, pois era apenas uma vaga para escolas particulares e conseguimos conquistar. Estou muito ansioso e já vamos nos preparar para tentar medalhar em São Paulo e quem sabe conseguir uma vaga para a etapa internacional na Turquia”, frisou.

Alunos que participarão da etapa nacional

A supervisora do Ensino Médio do IMH, Iracema Gerusa Barros da Luz, ressaltou o esforço e competência individual como elementos fortes para a conquista da escola.

“Eu avalio como uma atividade que proporciona ao aluno o conhecimento, sendo muito positivo abrindo novos horizontes e infinitas possibilidades de criar, recriar, nesse mundo da diversidade. Estamos representando o Piauí e para nós Cordimarianos é uma alegria muito grande, por essa colaboração de cada um aluno que são competentes”, disse a supervisora.

Iracema Gerusa

A professora de Geografia do IMH, Maria de Lourdes da Silva, acompanhou e instruiu os alunos durante todo o processo. Ela reforça a expressividade do resultado alcançado.

“Esse ano a participação foi bem significativa. Foi um trabalho árduo, pois tivemos que coadunar o meu tempo ao tempo do aluno, ao tempo das atividades escolares, mas foi muito gratificante. Me surpreendi positivamente com o resultado, pois das 9 equipes 8 foram agraciadas com medalha digital em bronze, prata, ouro em todos os níveis. Ainda conseguimos um ouro com convocação nacional para participar da quarta etapa da OBG em São Paulo. Isso é uma honra, bate aquele orgulho, pois entre todas as escolas do Piauí, entre todos os alunos do Piauí, fomos os vencedores da rede privada para participar do certame nacional”, enfatizou.

Maria de Lourdes, professora

Equipes vencedoras

3 medalhas bronze = 2 equipes 9° A

                                    1 equipe 1° B;

2 medalhas prata = 1 equipe 1° B

                                  1 equipe 9° A;

3 medalhas ouro= 1 equipe 1° A;

                                1 equipe 9° B;

                                1 equipe 3° Ano.

Etapa nacional

A quarta etapa da V OBG acontecerá em Campinas – São Paulo, reunindo todas as representações de cada Estado. A etapa nacional ocorrerá entre 18 e 20 de outubro, onde simultaneamente será promovida a III Ciências da Terra.

A delegação do IMH que representa o Piauí é formada pela professora Maria de Lourdes da Silva, pelos alunos Ryan Paulo, Luíza Macatrão e Mateus do 3° A. Na ocasião, os mesmos participaram de grupos de  estudos, trabalhos de campo e provas individuais e coletivas.

Na etapa nacional, os medalhistas com ouro garantem vaga na Olimpíada Internacional de Geografia que será realizada na Turquia.

Comentários

Comentar
Nenhum comentario realizado para esta materia
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Jailson Dias
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652