Picos(PI), 18 de Maio de 2022
Picos(PI), 18 de Maio de 2022

Geral
DISPUTA
Impasse entre prefeitura e Paróquia resulta no cancelamento dos festejos da padroeira de Pio IX
Postado em 17/12/2021 por Jailson Dias
O fato de o palco ser erguido em frente a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio também gera desconforto para os católicos
Tamanho da fonte A A
Festejos da padroeira foram cancelados
Foto: Carlos Mourão

Um impasse entre prefeitura de Pio IX e a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio resultou no cancelamento do 129° festejo da padroeira do município, cujas novenas tiveram início no último domingo, dia 06, e deviam se encerrar na próxima terça-feira, 15 de agosto. A decisão de cancelar a festa religiosa foi tomada em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 08, no qual esteve presente o bispo diocesano, Dom Plínio José Luz, os padres Francisco Feitosa e Sérgio Leal e representantes dos Conselhos de Pastoral e Econômico Paroquial.

O problema gira em torno do local onde seriam montados os palcos para ambas as festas, pois o aniversário de Pio IX acontece nesta terça-feira, dia 08 de agosto, quando o município celebra seu 128° ano de emancipação política.

Segundo informou à nossa reportagem uma das integrantes do Conselho e representante da Pastoral dos Casais Paroquianos, Larissa Oliveira, o local onde a prefeitura montou o seu palco é administrado pela Igreja e é usado todos os anos para a festa de Nossa Senhora do Patrocínio. Em 2016 essa questão chegou a ser levada ao Ministério Público Estadual (MPE) que decidiu em favor da Igreja, que teria a prerrogativa durante os festejos da padroeira.

Crédito: Carlos Mourão

Larissa argumentou que não haveria problemas para a comunidade católica que o local do palco, que fica em frente a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, seja usado pela prefeitura de Pio IX durante outras épocas do ano, mas durante os festejos, eles desejam celebrar a festa da padroeira conforme a tradição centenária.

O palco contratado pela Paróquia já estava sendo montado, mas na tarde da segunda-feira, 07, uma guarnição da Polícia Militar e servidores da prefeitura desmontaram a estrutura da igreja e começaram a montar o palco para a festa pela emancipação política da cidade.

O fato de o palco ser erguido em frente a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio também gera desconforto para os católicos, pois lamentam os atos que acontecem ao redor do templo, resultando no lixo acumulado no dia seguinte, como copos e garrafas quebradas e até preservativos usados.

Momento em que o palco estava sendo desmontado. Crédito: Carlos Mourão

Nossa equipe tentou contato com a prefeitura de Pio IX, mas não obtivemos sucesso

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Não foi localizado registro para esta categoria!
 
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652