Picos(PI), 23 de Maio de 2022
Picos(PI), 23 de Maio de 2022

Municípios
FESTA DE EMANCIPA??O!
Inhumenses participam ativamente da comemoração dos 63 anos do município de Inhuma
Postado em 17/12/2021 por Edson Costa
Uma vasta programa marcou a comemoração de aniversário.
Tamanho da fonte A A
Multidão durante shows de aniversário
Foto: Edson Costa e Isabel Lima

 

Apresentações culturais, competições esportivas, missa e culto em ação de graças, momento cívico, atividades de saúde e shows com bandas conhecidas nacionalmente marcaram a comemoração dos 63 anos de emancipação política do município de Inhuma. A programação teve início no dia 08 de junho e se estendeu até o dia 13, ocasião em que milhares de pessoas, tanto da cidade como também de outros municípios, prestigiaram o evento que já virou tradição na região.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A programação foi aberta no dia 08 com a realização do projeto “Saúde em Ação: Trabalho em prol da vida”. Coordenado pela secretária Naira Celene e toda equipe de saúde, foram realizados atendimentos de atenção básica pelos profissionais da saúde, onde foi possível aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia, além de prestar informações sobre os cuidados contra mosquito aedes aegypti e outros serviços como emissão de cartão do SUS, vacinação contra HPV e outros.

Equipe da saúde desenvolve "Saúde em Ação"

No dia seguinte, à noite, aconteceu um culto em ação de graças, apresentação do cantor Isaque Folha e show gospel com o Ministério Voz Profética. Neste dia a animação na Praça de Eventos ficou por conta da Banda Mulleke Forrozeira e Bandas Locais.

No dia 10, a partir das 07h00, aconteceu a 1º ordenha do 34º Concurso de Gado Leiteiro. Às 08h00 foi realizado no centro da cidade um Passeio Ciclístico e competições de pedestres masculino e feminino. Na parte da tarde aconteceram a segunda Ordenha de Gado Leiteiro e a Final do torneio de futsal masculino. A partir das 19h00 foram realizadas apresentações culturais coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com destaque para o Grupo de Idosos, de Balé, Dança Pop e do Grupo Vida Leve. Os cantores Dário Rodrigues e Vicente Nery animaram a noite.

Apresentações culturais chamaram atenção de todos

No domingo, 11, mais apresentações culturais chamaram a atenção do público presente. Uma dança latina e a apresentação da Quadrilha "Estrela do Vigário” emocionaram os participantes. Neste mesmo dia aconteceu a 3ª Ordenha de Gado Leiteiro, torneio de futsal, a Final da Copa Rural de Futebol e shows com Fafá Santana e a Banda Solteirões do Forró.

A comemoração teve continuidade no dia 12, com apresentações dos alunos das escolas municipais onde foram apresentadas danças Infantil (Dança Emília), Riquezas Culturais, Dança das Fitas e Xaxado Pisada do Sertão. Nesta noite bandas locais, como também a Banda Forró de Qualidade e Avine Vinny animaram os presentes até altas horas da madrugada.

Crianças também derão show

O último dia de comemoração, 13, data oficial do aniversário, aconteceu o momento cívico com o hasteamento das bandeiras e uma missa em ação de graças na Igreja Matriz da cidade.

“Foi uma festa muito tranquila onde procuramos fazer um evento primando resgatar a cultura de nosso município, por esta razão a quantidade de apresentações culturais conduzidas por nossas crianças, jovens e idosos. Aproveito para parabenizar o nosso povo, um povo trabalhador e ordeiro, e dizer ainda que todos nós somos responsáveis por nossa cidade e por isso devemos sempre cuidar”, destacou Silva Junior, prefeito de Inhuma.

Prefeito e primeira-dama de Inhuma

Já a primeira-dama, Maxshuellma Rufino, expressou sua alegria em promover a festa para os inhumenses. “É com muita satisfação que recebemos a todos durante todos estes dias de comemoração de aniversário. Ficamos felizes em poder proporcionar para o povo de Inhuma estes momentos de alegria e diversão, onde foram resgatados a nossa cultura e também descobertos talentos. Parabéns a todos os filhos desta querida cidade”, destacou.

Em entrevista o ex-prefeito, Dr. Moura, parabenizou a atual gestão que, segundo ele, vem realizando um grande trabalho em prol da população. “Quero também parabenizar o nosso povo e ao prefeito e toda sua equipe que não mediram esforços para que tudo acontecesse com sucesso”, finalizou.

Prefeito, vice e secretários municipais

Além de Silva Junior, de Maxshuellma e de Moura participaram também das festividades o vice-prefeito Deuzim Aguiar, o ex-governador Wilson Martins, o deputado estadual Ziza Carvalho, vereadores, secretários municipais e a população em geral.

Vereadores participaram da festividade

 

Espaço do Empreendedor

A comemoração do 63º aniversário de Inhuma contou com uma novidade, o Espaço do Empreendedor. No local os empreendedores e artesões tiveram a oportunidade de exporem seus produtos e até mesmo comercializa-los, fortalecendo assim, suas rendas.

Nos standes montados no local da festa foram apresentadas uma diversidade de produtos, como por exemplo, a arte em gesso da Maria Raquel, as bonecas e almofadas preparadas pela artesã Marli de Sousa, o espaço  Agronegócio com produtos da terra pela Indústria São Vicente, o Espaço da Cidadania que expões artefatos produzidos em oficinas do Serviço de Convivência pela Assistência Social, o espaço Gallery em Movimento organização Paula Narrana e o espaço Recanto das Artes obras pela artista plástica Agnélia Veloso.

Produtos foram expostos e comercializados

Autoridades durante visita no Espaço do Empreendedor

De acordo com o secretário municipal de Administração, Pedro Ferreira, o povo de Inhuma é empreendedor e com o Espaço reservado para eles a gestão do prefeito Silva Junior visou apoiar o trabalho de cada um, fortalecendo assim, a autoestima e criando uma identidade para o empreendedor inhumense. “Toda equipe municipal está imbuída de fortalecer o empreendedorismo local para que possamos logo logo vivermos um  momento diferente, um momento de produção e de geração de emprego e renda”, disse.

Pedro Ferreira, secretário de Administração

Em entrevista a artista plástica Agnélia Veloso enalteceu a iniciativa da atual gestão em criar o Espaço do Empreendedor. “Vejo como uma iniciativa muito louvável, porque é a valorização do artista, a valorização da cultura. Uma cidade que não tem cultura ela é morta e esta iniciativa analiso como sendo um grande salto para o crescimento da cidade e para a autoestima do artista”, comemorou.

Agnélia (Blusa barna e calça preta) enalteceu Espaço do Empreendedor

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentario realizado para esta materia
Últimas:
  • 21/05/22 - Fronteiras promove ações voltadas para proteção das crianças e adolescentes contra à exploração sexual
  • 21/05/22 - Educação de Fronteiras promove oficina sobre a prevenção da violência contra crianças e adolescentes
  • 21/05/22 - Assistência Social de São João da Canabrava promove mobilização voltada a proteção de crianças e adolescentes
  • 20/05/22 - Santana do Piauí realizada mobilização chamando atenção quanto a proteção de crianças e adolescentes
  • 20/05/22 - Momento cívico, inaugurações, missa e shows marcam comemoração dos 34 anos de São João da Canabrava
  • 20/05/22 - II edição da Front Feira é realizada com sucesso no município de Fronteiras
  • 20/05/22 - Simões se destaca em número de cadastros da Tarifa Social e recebe prêmio ‘Boas Práticas’
  • 20/05/22 - Prefeitura de Aroeiras do Itaim homenageia servidores da limpeza pública pela passagem do seu dia
  • 20/05/22 - Ipiranga do Piauí realiza 2ª Conferência Municipal de Juventude
  • 19/05/22 - Prefeito de Francisco Santos acompanha obra que irá beneficiar moradores do povoado Palmeiras
  • 19/05/22 - Assistência Social de Itainópolis promove mobilização em alusão a Campanha 18 de Maio
  • 19/05/22 - Prefeitura de Geminiano promove caminhada em alusão à Campanha 18 de Maio
  • 19/05/22 - Prefeitura de São Luís do Piauí promove homenagem aos profissionais da enfermagem
  • 19/05/22 - Ipiranga do Piauí promove Plenária pelos direitos das crianças e dos adolescentes
  • 19/05/22 - Coordenação do SCFV de Ipiranga do Piauí se reúne com famílias das crianças e dos adolescentes do programa
  • Não foi localizado registro para esta categoria!
     
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652
  • Diretor Proprietário
    Edson de Sousa Costa
  • Repórteres
    Edson Costa
    Paula Monise
  • Revisão
    Equipe
  • Departamento Comercial
    Edson Costa
  • Folhaatual.com.br - Rua Coelho Rodrigues, 403 - 2º Andar - Centro - Picos - Piauí - Fone: (89) 3422-6652