Picos(PI), 22 de Agosto de 2018

Saúde
DICAS!
Nutricionista dá dicas para alimentação saudável no carnaval
Postado em 03/02/2018 por Edson Costa
Em entrevista a profissional falou sobre a alimentação que deve ser adotada na festa de momo.
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Dayane Borges, nutricionista
Foto: Paula Monize

Paula Monize

Faltando poucos dias para as festas de carnaval, os foliões já intensificaram as atividades para atingir a tão desejada forma física. Seja na academia, na prática de lutas marciais, exercícios funcionais ou mesmo adotando hábitos alimentares mais saudáveis, os praticantes buscam apresentar um “shape” renovado.

A nutricionista Cliníca e Esportiva, Dayane Borges, durante entrevista ao Jornal Folha Atual deu dicas sobre a alimentação que deve ser adotada na Festa de Momo. Além de alimentos ricos em proteínas, carboidratos bons, e vegetais, uma atitude que não pode ser deixada de lado é a hidratação do corpo com ingestão de bebidas isotônicas e de água de coco para reposição do líquido perdido.

“É importante que neste período você se prepare um pouco antes, começando a mudar a alimentação e comer alimentos mais saudáveis e se hidratar, bebendo de 2 a 3 litros de água por dia. Na semana do carnaval, que acaba sendo uma atividade bem intensa, precisamos de energia. Então evite alimentos gordurosos de difícil digestão, fazer uso de bebidas isotônicas para repor os sais minerais que são perdidos e água de coco, pois perdemos muito líquido no suor”, afirmou a nutricionista.

Dayane Borges frisou ainda que é preciso ter atenção dobrada para as condições higiências dos locais em que nos alimentamos na rua. Este fator poderá influenciar diretamente no acometimento de uma intoxicação alimentar que pode acabar com sua festa.

“É inevitável não se alimentar na rua. Então quando isso acontecer procure evitar o consumo de frituras e olhar as condições higiênicas das barracas. É comum uma intoxicação alimentar neste período e você pode acabar perdendo sua festa inteira. Evitar o consumo da maionese que sempre estraga mais rápido que outros alimentos”, disse ela.

Para os períodos de ressaca que chegam depois das “noitadas” e o pós-carnaval, Dayane Borges lembra que alimentos leves, como sucos detox, frutas e água com gengibre são sempre as melhores opções.

“No caso da ressaca, água com gengibre ajuda muito a evitar náuseas. É preciso se cuidar também depois do Carnaval, pois é onde você vai sentir os efeitos. Hidratar porque esta é sempre importante, antes, durante e depois. É imprescendível consumir sucos detox, muita fruta, legumes porque o fígado acaba sofrendo e este precisa  ser desintoxicado e recuperado”, alertou.

No entanto, a dica principal é pular com responsabilidade o carnaval, assim seu corpo agradece e responderá bem durante todos os dias de folia.

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